3. Concurso internacional premeia dois estudantes de Design Industrial

Concurso internacional premeia dois estudantes de Design Industrial

•   11 de junho de 2018

Adriana Araújo e Diogo Santos venceram duas categorias do Glassberries Awards 2018.

Ficheiro com o nome: glassberries2

O concurso internacional de design Glassberries Awards 2018 premiou dois estudantes do curso de Design Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI). Adriana Araújo apresentou o melhor trabalho a concurso no Prémio Design & Innovation, e Diogo Santos venceu o Prémio Concept Emballage.

Nesta edição do concurso, organizado pela empresa BAGlass, que desafia alunos a criarem garrafas para bebidas, participaram centenas de estudantes de 12 universidades de países europeus.

O projeto de Adriana Araújo, designado de Mistery One, foi desenvolvido a partir do conceito de mistério, que resulta num jogo entre esconder ou revelar mais do conteúdo rosa, rosé, ao rodar a garrafa. Com as diferentes alturas da área pintada de preto, opaca, que esconde o líquido, a rotação permite alterar o carácter da embalagem. O conceito de Drop, de Diogo Santos, nasce da garrafa Borgonha. Recorrendo à silhueta original, de um lado, e modernizada, do outro, estas duas facetas estão separadas por uma gota que parece escorrer ao longo da garrafa. A embalagem, muito simples, procura acentuar o jogo entre as duas curvas, semelhantes, mas diferentes.

Com o reconhecimento deste ano, passam a cinco os prémios alcançados por alunos da UBI nesta competição que envolve os participantes no processo de desenvolvimento que vão encontrar no mercado de trabalho.

Ambos os projetos foram desenvolvidos na Unidade Curricular de Design de Produto 4, do 1.º Ciclo em Design Industrial, em cerca de quatro meses. A colaboração da UBI com uma empresa com a importância da BAGlass é o exemplo da linha definida nesta licenciatura.

“O curso é vocacionado para a realidade, para o projeto de design de produtos de uso diário. Mas esse pragmatismo não significa que os projetos sejam resolvidos de forma meramente técnica. O processo no qual se procura insistir em Procura ser muito completo, dando atenção às fases de pesquisa, definição de conceito, esquisso e desenho, antes da modelação e comunicação. Nesta área, mais do que um grande domínio de qualquer fase específica, é fundamental um equilíbrio entre todas elas”, refere Afonso Borges, responsável pela Unidade Curricular onde as garrafas foram desenvolvida.

O docente da UBI salienta que é “esse processo completo que o curso procura explorar em todo o percurso, aumentando a sua complexidade de ano para ano”.

A participação no Glassberries Awards é feita através de convite, algo tido como um bom indicador da qualidade de formação nesta área da UBI.

“Independentemente da competição, a possibilidade de confrontar os nossos trabalhos com os que são desenvolvidos em outras boas escolas, ajuda-nos a manter referências daquilo que se faz na nossa área” acrescenta o docente, que olha para os cinco prémios ganhos neste concurso, a par de outros prémios, como “um sinal de confiança no caminho realizado, assim como na procura de ir aumentando os níveis de exigência e responsabilização dos estudantes”.

Os vencedores dos Glassberries Awards 2018 foram anunciados a 7 de junho, em Barcelona, numa cerimónia que decorreu na Pedrera, edifício projectado pelo arquitecto Antoni Gaudi.

Glassberries Awards 2018

Data da última atualização: 2018-06-11