3. Balanço positivo no encerramento da Universidade de Verão

Balanço positivo no encerramento da Universidade de Verão

•   06 de julho de 2018

Atividade juntou estudantes do secundário de todo o país.

Ficheiro com o nome: UVerao2018_Final

A Universidade de Verão 2018 encerrou esta sexta-feira, com nota positiva. Ao longo de cinco dias, cerca de 120 estudantes do Ensino Secundário de todo o país participaram nas atividades propostas para a edição deste ano e que abrangeram todas as faculdades da Universidade da Beira Interior (UBI) e ainda visitas à Covilhã e Serra da Estrela.

A sessão final decorreu na Reitoria, onde o grupo recebeu os diplomas de participação e partilhou as suas impressões acerca da iniciativa.

Os testemunhos dos participantes permitem concluir que os objetivos da UBI ao criar a Universidade de Verão foram mais uma vez cumpridos.

Foi destacado que muitos entraram sem uma ideia concreta das áreas a seguir, pois não tinham sequer uma noção do que existia em determinados cursos, e com esta experiência de apenas cinco dias foi possível adquirir inúmeros conhecimentos que com certeza vão ser úteis no futuro. As atividades dentro da UBI foram consideradas bem estruturadas e as que se realizaram na zona envolvente vistas como de enorme riqueza histórica e cultural. Nota dominante: o contacto com pessoas de todo o país.

Esse aspeto também esteve presente nas palavras que o Vice-Reitor, José Páscoa, dirigiu ao grupo, durante a sessão.

“Ter adesão de pessoas do Algarve ao Norte de Portugal a interagir em ambiente universitário é muito importante. A Universidade não se faz só da componente de estudo, mas de contactar com pessoas de diferentes cursos e origens, de criar uma rede de contactos que será muito útil para o futuro”, disse.

A Universidade de Verão resultou do esforço de toda a Universidade, desde a Reitoria às cinco faculdades e aos docentes e investigadores, que propuseram programas de atividades para mostrar as suas áreas científicas. Essa mobilização mereceu um elogio do Coordenador da atividade, o docente José Eduardo Cavaco.

“Agradeço à Reitoria, às faculdades, a todos os professores que colaboram, sem os quais não era possível termos um programa tão dinâmico e atrativo, e aos monitores, que ajudaram a organização para que esta iniciativa fosse de facto um extraordinário sucesso na visão da organização”, referiu, concluindo: “Foram cinco dias em que vocês tiveram uma experiência como universitários. Esperamos que tenha sido o mais enriquecedora possível e que as vossas dúvidas tenham ficado desfeitas”.

O programa da Universidade de Verão compreendeu programas específicos em cada faculdade – que cada participante deve escolher de acordo com as suas preferências – e atividades conjuntas que vão mostrar a cidade da Covilhã e a Serra da Estrela.

Destinada aos alunos do 10.º, 11.º e 12.º, permite à população estudantil ter, em muitos casos, o primeiro contacto com uma Universidade e conhecer áreas do saber que podem fazer parte do seu futuro, incentivando também o gosto pela ciência e a continuação dos estudos.

Data da última atualização: 2018-07-06