Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Aero@UBI alcança 6.º lugar na Eco Maratona Shell

Aero@UBI alcança 6.º lugar na Eco Maratona Shell

  11 de julho de 2018  

Img:

A formação deste ano conseguiu o melhor resultado de sempre do Departamento de Ciências Aeroespaciais, com a marca de 519 km percorridos com apenas 1 kWh de energia.

A equipa Aero@UBI alcançou o 6.º lugar na Eco Maratona Shell deste ano, na categoria “Protótipos” (classe dos elétricos a bateria), onde competiram 36 concorrentes provenientes de todo o mundo. O veículo desenvolvido pelos alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI) percorreu 519 km com apenas 1 kWh de energia, tendo suplantado os 500/1kWh que tinha estabelecido como objetivo.

A formação da UBI ficou ainda muito perto do 5.º classificado, que alcançou 535 km/kWh.

A participação na prova, que decorreu em Londres, no último fim de semana, é a melhor de sempre das equipas do Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA), que, em 2017, já tinha ficado na 11.º posição.

Miguel Silvestre, docente e presidente do DCA, que é também responsável pelo projeto, salienta que a Aero@UBI tem ainda o mérito de ter desenhado e construído integralmente o motor do veículo, ao contrário das equipas classificadas nos lugares acima”. A posição obtida deu direito “a menção honrosa, um prémio financeiro de 400€ e o acesso garantido à edição de 2019 da Eco Maratona Shell”, acrescenta.

No próximo ano a Aero@UBI terá a sua quinta participação, depois da estreia em 2014, que marcou o desenvolvimento do motor elétrico, que passou nas inspeções técnicas e de segurança; em 2015, foi alcançado o 19.º lugar, com 331 km/kWh. Em 2017, classificou-se em 11.º lugar, com 372km/kWh, uma subida que resultou da apresentação de um novo veículo, aproveitando ao máximo o anterior.

A equipa deste ano foi constituída por 20 elementos do Mestrado integrado em Engenharia Aeronáutica, de vários anos.

 

Equipa Aero@UBI

Docente Responsável
- Miguel Silvestre

Team Manager
- Jorge Rebelo (1º Ano, do 3º Ciclo/Doutoramento)

Drivers
- Joana Brito (Driver), 5º ano;
- Mariana Ferreira (Reserve Driver), 2º ano;

Team Members
- Luís Oliveira, 5º ano;
- Daniel Carvalhais, 4º ano;
- Kateryna Shvydyuk, 2º ano;
- Mariana Lousada, 2º ano;
- Rafael Domingues, 2º ano;
- Filipe Silva, 3º ano;
- João Cleto, 3º ano;
- Rúben Meireles, 3º ano;
- Ricardo Palmeira, 3º ano;
- Júlia Viveiros, 3º ano;
- Hélder Martins, 3º ano;
- Nuno Sousa, 3º ano;
- Edson Leite, 3º ano;
- Marcos Pereira, 3º ano;
- Nuno Quental, 3º ano;
- Daniel Martins, 3º ano;
- Diogo Marto, 3º ano;

 

 

 

Partilhar

Data da última atualização: 2018-07-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.