Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Estudante da UBI apresenta primeiro doutoramento nacional em Design de Moda

Estudante da UBI apresenta primeiro doutoramento nacional em Design de Moda

  • NOTÍCIA
  •   08 de agosto de 2018  

Clara Fernandes faz um retrato da importância do empreendedorismo no sector e avança com uma plataforma online para ajudar os criadores a desenvolverem o seu negócio.

Ficheiro com o nome: doutoramentodesigntextil2

 

A importância de incentivar o espírito empreendedor entre os estudantes e profissionais do sector da Moda é uma das principais conclusões da primeira tese de Doutoramento em Design de Moda desenvolvida em Portugal e defendida na Universidade da Beira Interior (UBI). Clara Fernandes é a autora da investigação onde é identificada a relevância de divulgar o empreendedorismo aos estudantes e depois de terminada a formação académica. No âmbito da realização da tese foi até criada uma plataforma online que está já disponível para favorecer o contacto entre os profissionais da indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) e especialistas da área dos negócios.

“O objetivo é dar resposta às necessidades realçadas pelos estudantes inquiridos, mas também pelos profissionais e criadores da área entrevistados no decorrer do trabalho. A criação desta plataforma, ainda que numa versão beta, é o primeiro passo dado no sentido de aplicar os resultados obtidos e assim contribuir, ainda que de forma modesta, para o desenvolvimento do empreendedorismo na área do Design de Moda”, explica Clara Fernandes.

Uma das mais-valias do Doutoramento, cuja prova decorreu em julho, será o contributo para a evolução do sector, através da aplicação de uma filosofia que permita criar mais-valias para os profissionais e o tecido empresarial.

“O perfil do designer de Moda empreendedor é algo que a indústria deve procurar, porque este é capaz de tornar um problema em oportunidade de negócio, como também trabalhar de forma criativa, inovadora e sempre procurando a criação de valor; características que são indispensáveis para vencer numa indústria cada vez mais competitiva”, acrescenta a doutorada em Design de Moda.

Intitulada “The Fashion Designer Entrepeneur: Skills and Solutions to create a Fasion-related Business”, a tese teve orientação da docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Madalena Pereira, e coorientação de Maria José Madeira, do Departamento de Gestão e Economia.

O trabalho corporiza a atenção que a UBI dá ao empreendedorismo – conceito transversal a inúmeros cursos das suas cinco faculdades –, num sector de grande importância na economia da região e do país. Valoriza ainda e reforça a solidez académica da área têxtil e do vestuário, na qual a Universidade da Beira Interior tem uma longa tradição. A tese de Clara Fernandes completa o ciclo de diplomados pela UBI em Design de Moda no DCTT, onde funcionam os três ciclos de estudos: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

A existência do 3.º Ciclo, em parceria com a Universidade do Minho, tem uma importância “enorme”, classifica Rui Miguel, presidente do DCTT, “pois valida e consolida as competências científicas e pedagógicas do Departamento na área do design de moda”. O Doutoramento permite aprofundar a investigação, dando sequência ao que se tem vindo a fazer nos dois Mestrados do Departamento. “Assim, as atividades do DCTT, nesta área, vão desde o ensino do “saber pensar e saber fazer” até ao patamar da investigação científica”, refere o docente.

O sector da ITV está em crescimento, nomeadamente nas exportações de maior valor acrescentado, ao que tem correspondido a procura de quadros capazes de contribuir para sustentar esse crescimento garantindo um elevado nível de empregabilidade. Daí que o trabalho da UBI na formação de doutores em Design de Moda desempenhe um papel fundamental para dotar o tecido económico “com designers altamente habilitados para contribuírem para a gestão das empresas, considerando o design”, reforça Rui Miguel, acrescentando, que “o Ensino Superior na área está também carente de docentes com este grau de formação e especialização”.

O Doutoramento em Design de Moda vai para a 5.ª edição e tem tido uma “importante procura”, nomeadamente de estudantes brasileiros, “que pretendem obter na UBI e na UM o grau de doutor nesta área específica do design, única em Portugal e não existente no Brasil”, conclui o presidente do DCTT.

Data da última atualização: 2018-08-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.