Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI adere à Magna Charta Universitatum

UBI adere à Magna Charta Universitatum

  17 de setembro de 2018  

  •   UBI

Img:

Academia passa a integrar rede de 816 instituições universitárias de todo o mundo, subscritoras de um documento que reúne princípios fundamentais da atividade académica.

A partir de amanhã, 18 de setembro, a academia adere à Magna Charta Universitatum, numa cerimónia que vai ter lugar na cidade espanhola de Salamanca. Desta forma, a UBI passa a ser subscritora de um documento histórico que reúne princípios académicos fundamentais, à semelhança do que já acontece com 816 universidades - 10 das quais portuguesas – sediadas em 86 países.

A Magna Charta Universitatum defende a liberdade académica e a autonomia institucional como elementos essenciais no governo e auto-compreensão das universidades. Assinada em 1988, por 388 reitores e responsáveis universitários de todo o mundo, está agora a ser alvo de uma reflexão, em Salamanca, com o objetivo ser modificada e atualizada. Pretende-se que passe a integrar os objetivos globais de desenvolvimento sustentável e os avanços em matéria tecnológica, como ferramentas básicas para a docência e a investigação.

Essas alterações vão ser discutidas por 250 reitores de 50 países, que participam nas conferências que assinalam a 30ª. Assembleia da Magna Charta Universitatum, com o lema “Valores universitários num mundo em mudança”. Os reis de Espanha presidem às cerimónias de terça-feira que irão terminar com um grande cortejo pelo centro da cidade dos participantes vestidos com os seus trajes tradicionais.

Partilhar

Data da última atualização: 2018-09-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.