3. Aluna de Design Multimédia vence concurso ibérico de ilustração

Aluna de Design Multimédia vence concurso ibérico de ilustração

•   19 de dezembro de 2018

A estudante de 1.º Ciclo Mariana Matos concorreu com alunos de instituições de Ensino Superior de Portugal e Espanha.

Ficheiro com o nome: premio_espanha

Mariana Matos, estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), ficou em primeiro lugar na recente edição do Concurso de Bolsas Wacom, uma competição ibérica de ilustração. A aluna do 3.º ano de Design Multimédia participou com o trabalho designado “Live”, tendo vencido um concurso que, segundo a organização, teve “um nível elevadíssimo”.

O desenho era um dos candidatos ao tema “Vive” e retrata uma personagem feminina no meio de uma luta entre seres mágicos, uns com o objetivo de a salvarem, os outros com intenções opostas, a simbolizar uma disputa entre a vida e a morte. “Recorre a cores vivas, em tons de azul, verde e rosa, inspirados na natureza”, especifica Mariana Matos que, com este trabalho, superou as concorrentes da Escuela de Arte de Tenerife e da Lightbox Academy (Madrid), respetivamente segunda e terceira classificadas, além de candidatos provenientes de universidades portuguesas.

Natural da Covilhã, e desde muito cedo vocacionada para a área artística, a estudante do 1.º Ciclo/Licenciatura da Faculdade de Artes e Letras reconhece que o curso de Design Multimédia lhe transmite ferramentas que contribuíram para o sucesso neste concurso, mas também para o futuro profissional no campo da ilustração. “Tenho vindo a interessar-me por essa área, seja ilustração de livros ou de banda desenhada, e tenho participado cada vez mais em concursos”, explica Mariana Matos, destacando as mais-valias do curso para o futuro profissional: “Ajuda bastante em termos de utilização de programas informáticos especializados e também na aprendizagem ao nível do design. Aprendemos a organizar o próprio desenho e, se tivermos de fazer uma ilustração para um livro ou um cartaz, podemos usar as noções adquiridas para realizar esses trabalhos. Nesse sentido, o curso ajuda muito”.

Este foi o primeiro prémio conquistado por Mariana Matos, mas a aluna da UBI tem já três ilustrações publicadas num livro organizado pela “Ajudaris”, cuja receita das vendas reverte para fins de solidariedade.

Desta vez venceu o concurso promovido pela empresa “Tangram Solutions”, recebendo como prémio uma mesa de desenho, uma caneta 3D e um montante em dinheiro.

Vencedores do Concurso de bolsas Wacom 2018 “Apostamos no teu talento”

Data da última atualização: 2018-12-19