3. UBI cria escola de formação avançada em colaboração com empresas

UBI cria escola de formação avançada em colaboração com empresas

•   25 de janeiro de 2019

A UBIExecutive surge com o objetivo de promover cursos adaptados às necessidades do tecido empresarial.

Ficheiro com o nome: ubiexecutive

A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de implementar uma escola de formação avançada, designada de UBIExecutive. Esta business school nasce de uma parceria estabelecida entre a academia e um conjunto de empresas portuguesas e estrangeiras e tem como objetivo desenvolver cursos para profissionais, criados em estreita colaboração com as empresas e adaptados às necessidades concretas das mesmas.

A UBIExecutive fica instalada no edifício frontal à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), onde funcionou o Cibercentro e, mais recentemente, o Workin@FCSH.

Resulta da colaboração da UBI com entidades de vários domínios, como associações empresariais (AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, NERGA - Núcleo Empresarial da Região da Guarda e ANIL) e com empresas, multinacionais e das mais importantes sediadas na região: Altran, Bial, Coficab, Fitecom, Grupo Paulo de Oliveira, Mazars, Natura IMB Hotels e PricewaterhouseCoopers (PwC).

Pretende-se que a escola venha a ser uma instituição com características diferenciadoras, capaz de se posicionar internacionalmente e ser acreditada por entidades que se dedicam a este tipo de formação.

O público-alvo dos cursos da UBIExecutive são as empresas, administração pública, organizações sem fins lucrativos e público em geral. Terá ao dispor uma oferta formativa constituída por programas como MBA´s, Open Executive Programmes, pós-graduações não conferentes de grau e formação à medida das necessidades que venham a ser identificadas, que podem ir das ciências empresariais, às engenharias ou ciências da saúde.

Essa opção “resulta da observação de uma tendência crescente, por parte dos profissionais (empresários, dirigentes, empreendedores, quadros executivos e outros), da procura de mais conhecimento e da necessidade, pelo lado da oferta, de propor uma formação executiva de excelência na área dos negócios e afins”, explica Jorge Rodrigues, diretor do UBIExecutive.

A UBIExecutive surge no contexto da criação da AIFABI – Associação para a Inovação e Formação, que tem como sócios a UBI e as referidas entidades. Além da formação, vai também trabalhar no campo da inovação, baseada na ideia da importância de que se reveste a ligação das instituições de Ensino Superior e da ligação ao tecido empresarial para a inovação e competitividade dos territórios.

•   UBI
Data da última atualização: 2019-01-25