3. UBI recebeu encontro de Serviços Desportivos do Ensino Superior

UBI recebeu encontro de Serviços Desportivos do Ensino Superior

•   22 de fevereiro de 2019

Participantes de 14 instituições trocaram ideias sobre as formas de incentivar os estudantes a praticar desporto.

Ficheiro com o nome: encontro servico desp

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu o 5.º Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior (ENRSDIES), organizado para debater o incentivo aos estudantes para a atividade física. Ao longo de três dias, 25 participantes provenientes de 14 universidade e/ou institutos politécnicos trocaram ideias em torno dos desafios para a prática do desporto nas IES, enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis. Partilharam ainda experiências sobre as boas práticas desenvolvidas pelos serviços ligados ao desporto nas IES.

No último dia do ENRSDIES, Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto, dava nota positiva do Encontro.

Aos problemas comuns das IES, como a adequação das instalações desportivas, preferências pelo tipo de prática desportiva e envolvimento dos estudantes foram dadas respostas “através da partilha de experiências”, afirmou um dos participantes mais envolvidos nas conclusões finais da iniciativa. “Há uma série de assuntos em que nós tentaremos influenciar os decisores das nossas instituições e foi por isso importante conseguirmos sair daqui com esta base de informação”, salientou Bruno Almeida.

O conhecimento adquirido no Encontro promovido na UBI contribuirá para a concretização dos objetivos das instituições, que passam por aumentar os níveis da atividade física dos alunos.

“Há uma série de estudos onde é dito que quando os estudantes entram no Ensino Superior deixam de praticar desporto”, lembra Bruno Almeida, salientando que isso tem de ser contrariado, alterando a mensagem que é transmitida: “Dizer a um miúdo de 20 anos para fazer desporto porque é bom para a saúde não é algo que passe. Temos de moldar a nossa mensagem para os pôr a fazer alguma coisa, que não é necessariamente o desporto competitivo. Um dos nossos papéis será facilitar o acesso à prática, para aqueles muitos que querem só praticar com os amigos, fazer uma aula ou praticar um pouco de musculação”.

Nesta edição do ENRSDIES, Bruno Almeida considera que “a UBI teve um papel fantástico”. “Fomos muito bem recebidos. Foi um encontro organizado de forma excelente e estamos todos bastante agradecidos à UBI e ao que nos proporcionou”, afirmou.

O ENRSDIES teve lugar entre os dias 18 e 20 de fevereiro, com um papel importante dos Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior na organização.

Data da última atualização: 2019-02-22