3. 1.º Ciclo em Ciências do Desporto acreditado por seis anos

1.º Ciclo em Ciências do Desporto acreditado por seis anos

•   22 de julho de 2019

A A3ES reconheceu a qualidade científica e pedagógica do curso e as condições de acompanhamento dos alunos por parte dos docentes, entre outras mais-valias.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O 1.º Ciclo em Ciências do Desporto está acreditado por seis anos, o período máximo previsto para os cursos superiores em Portugal. A decisão da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior reconhece assim o trabalho de excelência que está a ser realizado pela Universidade da Beira Interior (UBI) na formação de licenciados da área desportiva.

A qualidade científica dos docentes e o empenho no ensino e aprendizagem é uma das imagens de marca do curso que integra a oferta formativa do Departamento de Ciências do Desporto (DCD).

É reconhecido pela A3ES que o corpo docente “é qualificado e apresenta uma produção científica de qualidade”, mostrando um compromisso “efetivo de todos os docentes com o ciclo de estudos, patente também na valorização e satisfação que os alunos apontam sobre a frequência do curso e o envolvimento dos seus professores”. Verifica-se uma “grande proximidade” dos docentes aos alunos no que diz respeito “ao atendimento, esclarecimento de dúvidas e orientação de estudo individual”, salienta a diretora da licenciatura em Ciências do Desporto, Diana Miragaia.

Os diplomados em Ciências do Desporto têm como saídas profissionais estabelecimentos de ensino, estruturas destinadas à prática de atividades de exercício e saúde, treino em clubes desportivos ou associações socioculturais e autarquias (técnico superior de desporto).

Devido ao plano de estudos acreditado por várias federações desportivas os licenciados podem obter a componente específica de Grau I de treinador nas modalidades de basquetebol, futebol, futsal, esqui alpino, natação e voleibol.

O plano de estudos inclui um período de Estágio, que permite aos alunos aprofundar de forma consistente o conhecimento num contexto próximo ao mercado de trabalho.

“Têm aumentado significativamente as parcerias e protocolos com diversas entidades, proporcionando aos estudantes contacto com a realidade profissional. Nos últimos três anos, passou-se de 24 para 67 parcerias”, segundo Dina Miragaia. Em destaque estão ligações com Universidades em Espanha, Reino Unido ou Estados Unidos, Comité Olímpico de Portugal, Federação de Desportos de Inverno ou Sport Lisboa e Benfica.

Em paralelo, o DCD mantém uma missão de cariz comunitário, que se insere numa forte componente de responsabilidade social e de aplicação do conhecimento desenvolvido às necessidades da comunidade.

As mais-valias desta formação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas têm sido reconhecidas pelo número crescente de estudantes que têm escolhido este curso em 1.ª opção e a sua proveniência: atrai alunos de todas zonas do país, fazendo dela uma formação de dimensão nacional.

1.º Ciclo em Ciências do Desporto

Data da última atualização: 2019-07-22