3. Equipa AERO@UBI em evidência no Air Cargo Challenge

Equipa AERO@UBI em evidência no Air Cargo Challenge

•   02 de setembro de 2019

A formação composta por estudantes de Aeronáutica alcançou o 5.º lugar entre 27 equipas provenientes da Europa e Ásia.

Ficheiro com o nome: air-cargo2

A equipa AERO@UBI, do Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA), alcançou o 5.º lugar na competição Air Cargo Challenge (ACC) 2019. A competição realizou-se em Estugarda, Alemanha, com a participação de 27 equipas de toda a Europa e da China.

A competição europeia bienal desafia as formações participantes a projetar e construir um aeromodelo cujos objetivos são o transporte da maior quantidade de carga útil possível com uma descolagem em menos de 60 metros e a obtenção do mínimo tempo de voo num percurso de 1000 metros (dividido em 10 parcelas de 100 metros).

A equipa deste ano, composta por 10 alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica sob a orientação do professor Pedro Gamboa, teve como piloto um aluno de 3.º Ciclo/Doutoramento em Engenharia Aeronáutica e competiu com um aeromodelo com uma estrutura em fibra de carbono.

“A mudança no processo de construção em relação às aeronaves apresentadas anteriormente em competição representa um importante e necessário passo tecnológico, atendendo à exigência e características da competição”, de acordo com a equipa.

Os voos que deram o 5.º lugar à equipa da UBI foram realizados transportando 7,2 kg e 8,1 kg de carga útil, tendo necessitado de 87 segundos e 82 segundos, respetivamente, para cumprir o percurso de voo. Somando às classificações obtidas no relatório, apresentação e desenhos técnicos, que totalizaram 101,5 pontos, a pontuação final foi de 333,5 pontos.

Desde 2003 que o DCA apresenta equipas a competir no Air Cargo Challenge com vários pódios obtidos e com várias organizações da competição. A equipa AERO@UBI consegue, com este 5º lugar, melhorar os resultados obtidos em 2017 e igualar, em termos classificativos, o obtido em 2015.

Para a competição, que decorreu de 12 a 17 de agosto, a equipa estabeleceu diversas parcerias, a fim de concretizar a aeronave, destacando, em termos de manufatura o apoio do CEiiA (Centro de Inovação e Desenvolvimento de Produto) e da CN-Models e, em termos de logística, o apoio da UBI (Universidade da Beira Interior), da FEUBI (Faculdade de Engenharia), da Nova Forma, da Gráfica do Tortosendo e do próprio DCA.

A organização da próxima edição em 2021 ficará a cargo da equipa vencedora em 2019, AKA Modell München.

Data da última atualização: 2019-09-02