3. Projeto da UBI para gestão da medicação domiciliária vence prémio nacional

Projeto da UBI para gestão da medicação domiciliária vence prémio nacional

•   22 de outubro de 2019

O trabalho de duas alunas e de um docente da área de Ciências Farmacêuticas foi o melhor do ano do “Angelini University Award! 2018/2019”.

Ficheiro com o nome: premioangelini

Um grupo de três elementos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) desenvolveu um sistema que pretende ajudar pessoas em hospitalização domiciliária a gerir corretamente a medicação. A mais-valia deste trabalho foi reconhecida com a atribuição do primeiro lugar do prémio “Angelini University Award! 2018/2019”, por ter sido considerado o melhor dos 48 projetos a concurso, da autoria de 204 candidatos de 35 universidades e politécnicos de Portugal.

Adriana Machado e Rita Mó, estudantes do curso de Ciências Farmacêuticas, e o docente Manuel Morgado são os autores do trabalho premiado, que tem como título “Sistemas digitais de apoio à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária”.

O estudo descreve a utilização de sistemas digitais portáteis inovadores para a gestão da medicação no domicílio, de forma a minimizar os erros de medicação e a falta de adesão à terapêutica. O projeto pretende implementar dois sistemas digitais de apoio à toma da medicação, tendo em vista melhorar a efetividade, a eficiência e a segurança da terapêutica medicamentosa oral e a qualidade dos registos, no processo clínico do doente, da toma destes medicamentos.

Entre as inovações está a emissão de lembretes para a toma da medicação no horário adequado e um sinal no preciso momento da administração, que é registado, em tempo real, num sistema informático, ao qual tem acesso por via rede móvel, o próprio doente e os profissionais de saúde envolvidos no tratamento.

O trabalho teve por base a dissertação de mestrado do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, de Adriana Patrícia Costa Machado, sob a orientação de Manuel Morgado. Hugo Ferreira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi o Project Advisor no concurso da Angelini.

O Angelini University Award é promovido pela Angelini Farmacêutica e direciona-se aos alunos do Ensino Superior em Portugal. Trata-se de uma competição que decorre anualmente desde 2010, sendo a segunda vez que candidatos provenientes da Universidade da Beira Interior obtêm o 1.º prémio.

A cerimónia de entrega de prémios do “Angelini University Award! 2018/2019”, com o mote “Hospital 2.0: o hospital é em minha casa”, decorreu no dia 17 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Ao grupo vencedor foi atribuído um prémio monetário global no valor total de 8.000€, a distribuir pelo grupo: 5.000€ para as alunas, 2.000€ para o professor e 1.000 para o project advisor.

Angelini University Award! no Facebook
Angelini University Award! semifinalistas

Próximos eventos ver todos

abr 16