3. Bruno Travassos nas seleções nacionais de futsal

Bruno Travassos nas seleções nacionais de futsal

•   30 de outubro de 2019

As equipas nacionais AA masculina e feminina vão beneficiar dos conhecimentos científicos e da experiência de treino do docente da UBI.

Ficheiro com o nome: btravassos

Bruno Travassos foi convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para integrar as equipas técnicas das principais seleções nacionais de futsal, na atual época desportiva. O docente do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) vai trabalhar com as equipas masculina e feminina e desenvolver ações junto dos clubes da Liga Placard e Campeonato Nacional Feminino.

A colaboração iniciada em setembro deste ano surgiu através do convite realizado pela Unidade de Saúde e Performance da Federação. O docente da UBI tem a missão de monitorizar e controlar o treino e o rendimento em jogo dos atletas de futsal, contribuindo com o conhecimento científico e a vasta experiência no âmbito da modalidade que detém. Desta forma, os treinadores terão melhor informação para o desenho das tarefas de treino e para a gestão da performance dos jogadores(as) ao longo dos períodos de preparação e competição.

“Vamos recolher o máximo de informação possível que sentirmos que seja útil para potenciar o rendimento dos jogadores e avaliar a cada instante o seu estado. Dentro deste objetivo, o contacto com os clubes e a transferência entre o trabalho que se realiza em contexto de seleção e de clube é fundamental”, explica Bruno Travassos, salientando que a monitorização “permitirá a curto prazo um maior conhecimento sobre o impacto de cada tarefa na carga de treino e no comportamento dos jogadores, sendo desta forma possível uma maior perceção entre a manipulação das tarefas e os resultados obtidos”.

O trabalho de investigação que Bruno Travassos tem realizado ao longo dos anos na UBI sustenta toda a intervenção no terreno, a par do conhecimento do treino de equipas. “A investigação deve ser aplicada às exigências da competição. Esta é também uma forma de o fazer”, refere Bruno Travassos, que dirige a Licenciatura em Ciências do Desporto e integra a unidade de investigação CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences  and Human Development.

De resto, a UBI é ainda parceira em vários trabalhos de investigação com a Portugal Football School da FPF, que serão pioneiros no âmbito das lesões no futsal, da caraterização do treino no futsal e da arbitragem no futebol e futsal.

Para já, Bruno Travassos irá contribuir para que as Seleções Nacionais AA se preparem para ter acesso a duas grandes competições internacionais: a Seleção Nacional Masculina procura a qualificação para o Mundial de Futsal 2020, que se realizará na Lituânia, e a Feminina prepara o apuramento para o Campeonato Europeu, que se disputará em 2021.

Data da última atualização: 2019-10-30