3. Bruno Travassos nas seleções nacionais de futsal

Bruno Travassos nas seleções nacionais de futsal

30 de outubro de 2019

As equipas nacionais AA masculina e feminina vão beneficiar dos conhecimentos científicos e da experiência de treino do docente da UBI.

Bruno Travassos foi convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para integrar as equipas técnicas das principais seleções nacionais de futsal, na atual época desportiva. O docente do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI) vai trabalhar com as equipas masculina e feminina e desenvolver ações junto dos clubes da Liga Placard e Campeonato Nacional Feminino.

A colaboração iniciada em setembro deste ano surgiu através do convite realizado pela Unidade de Saúde e Performance da Federação. O docente da UBI tem a missão de monitorizar e controlar o treino e o rendimento em jogo dos atletas de futsal, contribuindo com o conhecimento científico e a vasta experiência no âmbito da modalidade que detém. Desta forma, os treinadores terão melhor informação para o desenho das tarefas de treino e para a gestão da performance dos jogadores(as) ao longo dos períodos de preparação e competição.

“Vamos recolher o máximo de informação possível que sentirmos que seja útil para potenciar o rendimento dos jogadores e avaliar a cada instante o seu estado. Dentro deste objetivo, o contacto com os clubes e a transferência entre o trabalho que se realiza em contexto de seleção e de clube é fundamental”, explica Bruno Travassos, salientando que a monitorização “permitirá a curto prazo um maior conhecimento sobre o impacto de cada tarefa na carga de treino e no comportamento dos jogadores, sendo desta forma possível uma maior perceção entre a manipulação das tarefas e os resultados obtidos”.

O trabalho de investigação que Bruno Travassos tem realizado ao longo dos anos na UBI sustenta toda a intervenção no terreno, a par do conhecimento do treino de equipas. “A investigação deve ser aplicada às exigências da competição. Esta é também uma forma de o fazer”, refere Bruno Travassos, que dirige a Licenciatura em Ciências do Desporto e integra a unidade de investigação CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences  and Human Development.

De resto, a UBI é ainda parceira em vários trabalhos de investigação com a Portugal Football School da FPF, que serão pioneiros no âmbito das lesões no futsal, da caraterização do treino no futsal e da arbitragem no futebol e futsal.

Para já, Bruno Travassos irá contribuir para que as Seleções Nacionais AA se preparem para ter acesso a duas grandes competições internacionais: a Seleção Nacional Masculina procura a qualificação para o Mundial de Futsal 2020, que se realizará na Lituânia, e a Feminina prepara o apuramento para o Campeonato Europeu, que se disputará em 2021.

Data da última atualização: 2019-10-30