3. Estudantes de Medicina com acesso seguro a dados clínicos através de aplicação do SNS

•   05 de dezembro de 2019

A UBI, as unidades de saúde envolvidas na formação de médicos da FCS e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assinaram um protocolo no dia 6 de novembro, no âmbito do SClínico Hospitalar.

Ficheiro com o nome: sclinico

Os estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Beira Interior (FCS-UBI) vão dispor de mais um instrumento para melhorar a sua formação, através do acesso à ferramenta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o software SClínico Hospitalar.

No âmbito de um protocolo que assinado no dia 6 de dezembro, entre a UBI, as três unidades de saúde associadas à FCS-UBI e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os alunos terão a possibilidade de criar um perfil de estudante nesse programa.

O SClínico Hospitalar encontra-se já em funcionamento em mais de 50 centros hospitalares/unidades do SNS e consiste num sistema de informação desenvolvido pela SPMS que contribui para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde.

Prevê a uniformização dos procedimentos dos registos clínicos – desde que o cidadão dá entrada na unidade de saúde até ter alta –, de forma a garantir a normalização da informação registada pelos profissionais de saúde durante o tratamento, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos doentes.

Para os estudantes de Medicina, o acesso ao SClínico Hospitalar permite-lhes entrar em contacto com a informação ali registada, para efeitos da sua própria formação no contexto da equipa dos cuidados de saúde na qual se inserem.

Esta iniciativa protege os utentes, os próprios estudantes e os docentes de possíveis abusos de terceiros, reforçando a aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e das melhores práticas de Ética Médica.

O protocolo foi assinado pelo Vice-Reitor para a Área do Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, João Canavilhas, e pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Gil Martins. Pelo Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira assinou o Presidente do Conselho de Administração, João Casteleiro, e pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, também o líder do Conselho de Administração, Videira Pires. A ULS da Guarda rubricará o protocolo posteriormente.

Data da última atualização: 2019-12-05