3. Centenas de bolsas para #EstudarComOsMelhores na Universidade da Beira Interior

Centenas de bolsas para #EstudarComOsMelhores na Universidade da Beira Interior

•   08 de agosto de 2020

Numa altura em que os efeitos económicos e as preocupações com a pandemia podem anular o projeto de vida que representa estudar no Ensino Superior, a UBI quer que ninguém desista: há prémios para os melhores colocados e inúmeras bolsas disponíveis, logo para os novos alunos.

Ficheiro com o nome: n_desistas

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai aumentar o conjunto de apoios financeiros disponíveis para os seus alunos, no próximo ano letivo. Antecipando as dificuldades que os estudantes e as famílias possam atravessar nos próximos meses, a UBI vai disponibilizar novas bolsas e mais prémios de mérito para que ninguém desista de um futuro que deve começar no Ensino Superior.

A atribuição de bolsas no valor da propina anual e o alojamento gratuito nas residências universitárias são alguns dos apoios disponíveis que podem beneficiar os novos alunos da UBI, colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Entre as novidades para 2020/2021 está o alargamento das Bolsas +UBI. Além do ajustamento das regras de atribuição, passam a abranger três cursos: Matemática e Aplicações, a recém-criada licenciatura em Física e Aplicações e o reformulado curso de Engenharia Civil.

Com ligeiras diferenças, os colocados nestes cursos podem beneficiar da isenção de propinas durante três anos (que corresponde à duração do curso), se estiverem entre os cinco melhores colocados e tiverem nota de candidatura igual ou superior a 14 valores. Aos cinco colocados nas posições seguintes (independentemente da nota de candidatura) está reservada uma bolsa no valor da propina anual.

Para os alunos de Engenharia Civil acresce, para os cinco melhores candidatos, um ano de alojamento gratuito nas residências universitárias e, para os seguintes, os mesmos três anos de apoio no valor da propina.

Outra novidade para o próximo ano é o aumento significativo das Bolsas Santander Futuro, que têm um valor de 750€ e podem abranger estudantes de qualquer formação da UBI. A candidatura é feita na plataforma do Santander Universidades.

Para todos os 1.º Ciclos e/ou Mestrado Integrado, há ainda o Prémio de Excelência “+UBI”, acessível aos estudantes colocados através do CNAES, que poderão receber o prémio no valor da propina anual. Para isso basta cumprir duas condições: escolherem a UBI como primeira opção e ter nota de candidatura igual ou superior a 18 valores.

Todas as informações estão disponíveis na página “Não Desistas – Aposta em ti!”, onde os candidatos encontram a informação detalhada das condições de atribuição, valores e processo de candidatura.

No mesmo local, os alunos podem informar-se sobre outras Bolsas Exclusivas para alunos da UBI, Bolsas de Ação Social do Estado e as Bolsas +Superior, estas no valor de 1.700 euros anuais que podem ser acumuladas com as bolsas do Estado. Destinam-se aos alunos residentes em zonas de maior pressão demográfica que vêm estudar para o Interior. Podem assim contar com duas vantagens: financeira e de qualidade de vida, numa cidade com elevada segurança a vários níveis.

Em “Não Desistas – Aposta em ti!”, os estudantes podem conhecer os programas de apoio criados e reforçados recentemente pela UBI: o Fundo de Apoio Social (FAS) e o Programa “Ser Solidário”.

O FAS pressupõe a cooperação do aluno em algumas tarefas no âmbito de qualquer Unidade ou Serviço da UBI, de acordo com as suas competências e disponibilidade, durante duas horas diárias. Os participantes recebem até ao valor da propina definido para o ano letivo correspondente. Quanto ao Programa “Ser Solidário” pretende dar resposta a situações de carência económica, promovendo a equidade social bem como a redução do abandono escolar por razões de cariz económico incluindo dois instrumentos de apoio: o Fundo Solidário e a Loja Social “Dar e Receber”.

Data da última atualização: 2020-08-08