3. Concurso de Acesso com 1.037 vagas para #EstudarComOsMelhores

Concurso de Acesso com 1.037 vagas para #EstudarComOsMelhores

•   07 de agosto de 2020

Qualidade de ensino, apoios sociais, fazer parte de uma comunidade académica vibrante e estudar numa região que oferece qualidade de vida são algumas das vantagens para quem integra a comunidade UBIana. Tudo isto está disponível para os candidatos do Concurso Nacional de Acesso, que decorre até 23 de agosto.

Ficheiro com o nome: IMG_9434

Está a decorrer a 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), na qual a Universidade da Beira Interior (UBI) tem disponíveis 1.037 vagas e uma oferta renovada de cursos. O prazo de candidatura termina no dia 23 de agosto e, até lá, os estudantes podem escolher a UBI e ter a oportunidade de aprender de acordo com os melhores padrões europeus e viver uma experiência académica irrepetível.

A elevada qualidade de ensino, o ambiente universitário único e os vários apoios sociais disponíveis são apenas três argumentos possíveis para responder à pergunta “porquê escolher a UBI?”.

Mas há muitos outros motivos para escolher uma universidade reconhecida internacionalmente em diversos rankings (THE, Shangai e U-Multirank) e que continua a crescer e a adaptar-se às necessidades da sociedade atual.

Escolher a UBI é, desde logo, optar por uma academia com recursos à altura da exigência de dar aos seus alunos as competências determinantes para terem sucesso no mercado de trabalho. Os cursos acreditados pela agência nacional de avaliação do Ensino Superior (A3ES), o corpo docente qualificado e os laboratórios em todas as áreas contribuem para o êxito académico dos seus estudantes, que encontram na UBI um ambiente universitário imersivo.

A atmosfera de estudo inspiradora vive-se em todos os locais da UBI, onde existe acesso à tecnologia e à prática, as quais contribuem para melhorar o conhecimento e desenvolver aptidões. Os alunos têm à disposição, por exemplo, salas de estudo disponíveis as 24 horas do dia, sete dias por semana, com zonas de trabalho individual ou de grupo.

Na UBI, a identidade que envolve a comunidade académica cria laços inesquecíveis. Com cerca de 8200 estudantes e mil funcionários, a sua dimensão gera uma atmosfera acolhedora que promove sentido de comunidade e facilita a cooperação. Além disso, a presença de estudantes, docentes e investigadores de mais de oito dezenas de nacionalidades na Universidade fazem dela um espaço tolerante e de enriquecimento pessoal.

Aquilo que faz da UBI a escolha certa vai além das condições excecionais que os alunos encontram diariamente nas suas cinco faculdades. Sendo uma cidade de média dimensão, a Covilhã oferece um contexto onde os estudantes podem viver livres de muitas preocupações que encontram nos maiores centros urbanos nacionais, como a necessidade constante de recorrer aos transportes urbanos.  A deslocação a pé na maior parte dos trajetos ajuda a diminuir encargos financeiros com transportes e contribuiu ainda para a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Acolhedora e amigável, a Covilhã é uma das cidades mais seguras de Portugal, sendo ainda rodeada de paisagens naturais deslumbrantes e espaços plenos de história, mas ao mesmo tempo moderna e dispondo de um conjunto de equipamentos de lazer e desporto que convidam a sair de casa e a aproveitar os tempos livres. O alojamento disponível tem aumentando significativamente nos últimos anos, permitindo aos estudantes viver num centro histórico renovado e cheio de personalidade, a curta distância de quatro das cinco faculdades da UBI, a preços acessíveis.

Os encargos de estudar no Ensino Superior são, de resto, uma das maiores preocupações dos estudantes e das suas famílias. Como a UBI quer que os estudantes não desistam do sonho, para além de dispor de uma ampla rede de residências e cantinas, onde se praticam preços sociais, criou instrumentos de apoio financeiro que premeiam o mérito e ajudam os estudantes com maiores dificuldades económicas.

Os colocados com notas mais altas de qualquer curso podem beneficiar do programa de excelência “+UBI”. Cursos como Matemática e Aplicações, Física e Aplicações e Engenharia Civil têm bolsas de incentivo no valor das propinas, que, dependendo da nota, podem variar entre o financiamento de um e três anos.

A lista de apoios continua com as bolsas de ação social do Estado, as bolsas +Superior (para a Região Centro vão estar disponíveis para 800 alunos), Bolsas Santander Futuro (60), bolsas de autarquias e outras que vão ser anunciadas em breve são ajudas garantidas, a que se somam o Fundo de Apoio Social e o Programa Ser Solidário, ambos criados pela UBI, para suprir necessidades imediatas. Tudo disponível para consulta aqui: “Não Desistas – Aposta em ti!”

Todos estes argumentos respondem à questão “Porquê a UBI?”, mas é apenas uma parte do caminho. Escolher a UBI e vivê-la, é a melhor forma de encontrar muitos outros motivos de satisfação.

1.º Ciclo - Licenciatura | Mestrado Integrado: Vagas e Provas de Ingresso

Data da última atualização: 2020-08-07