3. Candidaturas abertas para Provedor do Estudante da UBI

Candidaturas abertas para Provedor do Estudante da UBI

•   15 de setembro de 2020

O prazo está aberto até 30 de setembro.

Ficheiro com o nome: fotovoltaicos

Está aberto até 30 de setembro o período de candidatura a Provedor do Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI). O processo foi iniciado na reunião do Conselho Geral de 11 de setembro, tendo sido definida a comissão para a indicação da personalidade que assumirá o cargo para um mandato de dois anos. A Comissão é composta pelos cinco representantes dos Estudantes que integram o Conselho Geral da UBI.

De acordo com o regulamento, o Provedor do Estudante deve ser uma personalidade independente dos órgãos de gestão da UBI; deve ter reconhecido mérito relacionado com as problemáticas dos estudantes do Ensino Superior; e deve ser uma personalidade com conhecimento da orgânica de funcionamento da UBI.

O calendário estabelecido coloca como prazo limite para entrega das candidaturas as 23h59 do dia 30 de setembro. Os interessados devem enviar o seu Curriculum Vitae e Carta de Intenção para o endereço de e-mail ubi.cg.estudantes@gmail.com.

Segue-se a análise e aprovação das candidaturas, seguindo os princípios definidos na criação da Comissão, a 1 de outubro; a comunicação aos candidatos aprovados do dia e hora da audição e aos restantes a não aprovação, no dia seguinte (2 de outubro).

A audição dos candidatos aprovados está agendada para 14 e 15 de outubro, prevendo-se que a reunião do Conselho Geral para a indicação da personalidade para Provedor do Estudante da UBI para o biénio 2021-2022 decorra a 6 de novembro.

O Provedor do Estudante é eleito pelo Conselho Geral, sob proposta dos seus membros, desenvolvendo o cargo com autonomia e imparcialidade face aos órgãos e serviços da academia. Compete-lhe receber eventuais queixas e reclamações dos alunos, sobre as quais deverá elaborar relatórios contendo um parecer de recomendações a apresentar aos órgãos da UBI. Deve ainda propor alterações às normas e procedimentos que melhorem a relação da instituição com os estudantes, prestar informação aos órgãos em matérias relacionadas com a sua atividade e elaborar, no final de cada semestre letivo, um relatório da sua atividade, remetendo-o ao Reitor e ao Conselho Geral.

O cargo é atualmente exercido pelo docente do Departamento de Ciências do Desporto, Júlio Martins, que foi nomeado em 2018.

Calendário
Regulamento da Comissão para a indicação do Provedor de Estudante da UBI a eleger para o biénio 2020-2022

Data da última atualização: 2020-09-15