3. 2.º Ciclo de Engenharia Informática acreditado por seis anos

2.º Ciclo de Engenharia Informática acreditado por seis anos

•   22 de outubro de 2020

O Mestrado do Departamento de Informática recebeu aprovação incondicional da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O 2.º Ciclo de Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação incondicional por seis anos. A análise da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior considera que este mestrado “tem um papel importante na economia da região” e faz uma apreciação global positiva das condições de funcionamento do curso da Faculdade de Engenharia.

A Agência que analisa e certifica os cursos superiores em Portugal elege, entre os pontos fortes do curso, os recursos humanos (docentes e não-docentes) tidos como adequados às tarefas e objetivos da formação.

O corpo docente está “cientificamente focado em tópicos relevantes para o ciclo de estudos e é constituído por um conjunto diversificado e adequado”, refere o relatório da Comissão de Avaliação, destacando “o facto de a maioria dos docentes estar cientificamente ativa, mantendo laços de cooperação com a indústria local, serviços e a administração”.

Sobre o pessoal não-docente refere ter a competência profissional e técnica adequada ao apoio à lecionação do ciclo de estudos.

O 2.º Ciclo de Engenharia Informática tem tido uma procura consistente por parte de potenciais estudantes ao longo dos últimos três anos, em especial no último ano, o que indica que há procura suficiente para o curso. “Os alunos geralmente estão satisfeitos com o ciclo de estudos e apreciam a qualidade da supervisão”, referem os avaliadores, acrescentando que os níveis de empregabilidade dos graduados não revelam dificuldades de transição para o mercado de trabalho.

Sobre as atividades de I&D aponta-se a sua realização no âmbito de instituições que incluem IT, INESC-TEC, INESC-ID e a NOVA-LINCS, “um aspeto crucial, pois contribui para a criação de massa crítica em áreas científicas de relevância para o ciclo de estudos. Como ponto forte está a boa inserção junto à comunidade científica nacional e internacional na área das TIC.

Este mestrado tem como condições de acesso a licenciatura em Engenharia Informática ou equivalente, bem como em áreas afins. Está alicerçado na formação de banda larga do 1.º ciclo da UBI, para permitir dotar os futuros Engenheiros Informáticos com uma formação sólida adequada para o mercado de trabalho, bem como servir de base à frequência do terceiro ciclo de estudos em Engenharia Informática.

As unidades curriculares estão pensadas para articular o ensino, a aprendizagem e a investigação, favorecendo-se por isso o contacto e integração dos mestrandos em grupos de investigação do Departamento de Informática da UBI. Pretende-se assim desenvolver nos mestrandos um forte sentido crítico e de resolução de problemas, capacitando-os para o exercício das funções de Engenheiro Informático segundo os padrões da Ordem dos Engenheiros a nível internacional, especialmente no espaço europeu.

2.º Ciclo de Engenharia Informática

Data da última atualização: 2020-10-22