Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Aluno de Cinema recebe Menção Honrosa nos Encontros de Cinema de Viana

Aluno de Cinema recebe Menção Honrosa nos Encontros de Cinema de Viana

  • NOTÍCIA
  •   23 de novembro de 2020  

O estudante de Mestrado, Rúben Sevivas, foi premiado pelo documentário “Direito à Memória”.

Ficheiro com o nome: cinema_viana

 

Rúben Sevivas, aluno do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido com uma Menção Honrosa na 20.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana. O estudante foi reconhecido pela obra “Direito à Memória”, sobre um discurso do general Humberto Delgado num comício em Chaves, cujos registos oficiais tinham sido destruídos pela PIDE.

A Menção Honrosa foi atribuída no âmbito da categoria “PrimeirOlhar Cineclubes”, que resulta de uma colaboração entre a Federação Portuguesa de Cineclubes e a Federación de Cineclubes de Galicia.

“Direito à Memória” tem a duração de nove minutos e recorre a imagens do local onde foi proferido o discurso de Humberto Delgado em 1958, o Cine Teatro de Chaves, com a gravação da intervenção. O registo tem a particularidade de ter sido enterrado, para que não fosse apreendido pela PIDE.

Este não é o primeiro reconhecimento do documentário de Ruben Sevivas, diplomado no 1.º Ciclo em Cinema pela UBI. Foi também um dos filmes vencedores da 7.ª edição do Leiria Film Fest e da 5.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Desta vez a distinção foi alcançada no certame organizado pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que teve início no dia 3 de novembro e se prolonga até dia 27 deste mês. A iniciativa é dedicada ao cinema documental produzido por alunos de escolas de cinema e audiovisual de Portugal, da Galiza e dos países de língua portuguesa.

Data da última atualização: 2020-11-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.