3. Comissão de Ética elege presidente

Comissão de Ética elege presidente

•   28 de setembro de 2021

Ficheiro com o nome: CEtica

Ana Leonor Santos mantém-se na presidência da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). A eleição da docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI teve lugar na reunião do dia 21 de setembro, na qual Graça Baltazar, docente da Faculdade de Ciências da Saúde, foi escolhida pelos restantes membros para o cargo de vice-presidente.

A reunião iniciou com a tomada de posse dos representantes das ordens profissionais que compõem a CE-UBI, um órgão consultivo independente que tem como atribuição a análise da adequação aos mais elevados padrões éticos das diversas atividades desenvolvidas pela UBI.

Manuel Magalhães Sant’Ana (Ordem dos Médicos Veterinários), Paulo Jorge Leal da Silva Carmona (Ordem dos Economistas), Sílvia Marina Amado Cordeiro (Ordem dos Psicólogos) e Teresa Silveira Lopes (Ordem dos Enfermeiros) são os novos elementos da CE-UBI, tendo sido empossados pelo Reitor da UBI, Mário Raposo, no início da reunião. Amândio Pires de Almeida (Ordem dos Advogados) tomará posse na próxima reunião da CE.

Mário Raposo agradeceu a todos os elementos da Comissão de Ética a disponibilidade para a colaboração e deixou um voto de bom trabalho. Destacou a importância da CE-UBI, por lidar com matérias de grande relevância no contexto da atividade académica. “Nos vários estudos que fazemos, cada vez mais nos é exigido que as questões relacionadas com os processos da investigação sejam desenvolvidos de acordo, e com a análise prévia, da comissão de ética”, salientou o Reitor da UBI. A participação das ordens profissionais, que representam “muitas das formações da Universidade, dão também o seu contributo e dignidade àquilo que se faz nas várias áreas da academia”, disse ainda.

A CE-UBI, que entrou em funções em 2016, tem tido um crescimento de solicitações ao longo dos anos. Em 2020/2021, além da reapreciação de processos transitados do ano anterior, foram analisados 78 novos projetos, configurando este número uma subida comparativamente ao ano anterior. No que diz respeito a Outros Pedidos de Parecer, o número manteve-se estável comparativamente ao ano anterior, confirmando a subida acentuada face a anos transatos: 36 no período em análise.

Entre as suas atividades de divulgação conta-se a palestra proferida pela presidente da CE-UBI sobre “Ética na Ciência e na Engenharia”, no âmbito do 2.º Ciclo de Engenharia Informática, a convite da docente Manuela Pereira.

Foi, também, decidido dar continuidade à intenção de fomentar a reflexão ética na academia. O Grupo de Trabalho sobre Ensino de Ética através de Videojogos Sérios assumiu contornos mais alargados, dando lugar à constituição de um Grupo de Trabalho sob a coordenação de José Martinez de Oliveira, com a designação InIntÉtica – Iniciativas de Interiorização da Ética.

Foi, ainda, concluída a reestruturação da nova plataforma de submissão de projetos, no seguimento do trabalho desenvolvido sob supervisão do também membro da CE-UBI, Pedro Inácio.

No ano de 2020/2021 tiveram lugar 11 reuniões, sendo cumprida toda a calendarização.

Data da última atualização: 2021-09-28