3. Prémio coreano distingue tecnologia de reciclagem desenvolvida na UBI

Prémio coreano distingue tecnologia de reciclagem desenvolvida na UBI

•   21 de outubro de 2021

A empresa que explora uma mina na Coreia do Sul aplicou no terreno uma investigação do C-MADE.

Ficheiro com o nome: minas-premio-coreia

Uma solução desenvolvida na Universidade da Beira Interior (UBI) na área de reciclagem dos resíduos de minas foi premiada na Coreia do Sul, tendo recebido o galardão “Korea Resources Recycling Association 2021”.

O prémio, atribuído à empresa Almonty Korea Tungsten Corporation e à Universidade Nacional de Seul, vem na sequência do apoio dado pelo docente do Departamento de Engenhara Civil e Arquitetura UBI, João Castro Gomes, a um grupo de estudantes da instituição de Ensino Superior asiática.

O conjunto de alunos, liderados por Donghoon Kang, diretor de desenvolvimento da nova Mina de Tungsténio de Sangdong, foi desafiado a apresentar uma nova solução de reciclagem de resíduos de minas, que foi agora premiada pela associação coreana de reciclagem.

A solução proposta, desenvolvida pela unidade de investigação da UBI C-MADE, utiliza a tecnologia de ativação alcalina (geopolímeros) para reciclagem dos resíduos da nova mina de Tungsténio de Sangdong (Coreia do Sul), “tratando-os com segurança, de uma maneira mais ecológica, reduzindo os impactos residuais ambientais da mina e diminuindo os custos operacionais”. explica João Castro Gomes. “Os resíduos da mina são combinados com outros resíduos industriais, nomeadamente resíduos da indústria cerâmica, ficando incorporados, de forma consolidada, nas galerias da própria mina”, refere ainda o docente e investigador da Faculdade de Engenharia.

A solução, designada por “Melhoria da Mineração com método Cut-and-Fill utilizando tecnologia de ativação alcalina - geopolímeros”, será aplicada pela Almonty Korea Tungsten Corporation, integrando-se no seu programa Environmental, Social & Governance.

Entre outros, os trabalhos de investigação que suportaram toda a solução premiada foram desenvolvidos pelo C-MADE, no âmbito do projeto REMINE e de vários trabalhos de doutoramento, coordenados por João Castro Gomes.

Data da última atualização: 2021-10-21