3. Mestrado em Engenharia Eletromecânica recebe Marca de Qualidade EUR-ACE

Mestrado em Engenharia Eletromecânica recebe Marca de Qualidade EUR-ACE

•   29 de novembro de 2021

A avaliação da Ordem dos Engenheiros resultou na atribuição da chancela que reconhece a excelência do curso.

Ficheiro com o nome: EuroACE-Diploma_UniversidadeBeiraInterior

O curso de 2.ºCiclo/Mestrado em Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a Marca de Qualidade EUR-ACE® (European Acredited Engineer), atribuída pela Ordem dos Engenheiros. Este selo de excelência foi atribuído no âmbito dos colégios de Engenharia Eletrotécnica e Mecânica e é válido por seis anos.

A chancela resultou de um processo de avaliação constituído por um relatório pormenorizado sobre as condições de ensino, plano curricular, conteúdos programáticos e a especialização do corpo docente da Licenciatura (1.º Ciclo) e Mestrado em Engenharia Eletromecânica. Incluiu ainda a visita às instalações, em particular aos laboratórios, e reuniões com a direção do curso, docentes, alunos, antigos alunos, empregadores e entidades locais.

A Marca de Qualidade é um certificado concedido a cursos de Engenharia do Ensino Superior, com base nas visões e perspetivas dos estudantes, academias, empregadores, organizações profissionais e agências de credenciamento. É um processo de nível internacional, visando a acreditação de cursos de Engenharia com critérios que seguem padrões Europeus de reconhecida exigência.

Segundo a direção do 2.ºCiclo/Mestrado em Engenharia Eletromecânica, a obtenção da Marca de Qualidade EUR-ACE “não é um fim, mas antes o reconhecimento de um bom caminho que vai continuar a ser trilhado”. Isto implica implementar as recomendações e atualizações científicas fundamentais para melhorar as condições de funcionamento, as condições laboratoriais, o plano curricular e os conteúdos programáticos. “Só desta forma é possível promover a valorização acrescida dos diplomados em Engenharia Eletromecânica da UBI perante o mercado de trabalho, tanto nacional, como internacional”, referem ainda os responsáveis pelo mestrado que integra a oferta formativa da Faculdade de Engenharia.

Em Portugal, a Marca de Qualidade EUR-ACE® é atribuída pela Ordem dos Engenheiros às instituições académicas, devidamente credenciada pela ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education, www.enaee.eu). Este reconhecimento facilita a mobilidade no espaço europeu, de acordo com a Diretiva 2005/36/EC, e o acesso simplificado do cartão de engenheiro europeu "ENGINEERing CARD", promovido pela FEANI - European Federation of National Engineering Associations.

Data da última atualização: 2021-11-29