Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. João Castro Gomes colabora como Perito Estrangeiro em universidade chinesa

João Castro Gomes colabora como Perito Estrangeiro em universidade chinesa

  • NOTÍCIA
  •   28 de janeiro de 2022  

O docente da UBI foi convidado para implementar uma agenda de investigação, inovação e formação na Universidade Politécnica de Henan.

Ficheiro com o nome: joao_castro_gomes

 

João Castro Gomes, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA), vai cooperar, como Perito Estrangeiro, com a Universidade Politécnica de Henan, na China. O convite surgiu no âmbito do “Plano de Recrutamento de Peritos Estrangeiros de Alto Nível” (High-end Foreign Experts Recruitment Plan), uma iniciativa do Governo Chinês.

O “Plano de Recrutamento de Peritos Estrangeiros de Alto Nível” é um programa implementado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia Chines, desde 2019, com o objetivo de introduzir na China uma bolsa de especialistas em áreas-chave prioritárias, de modo a contribuir para o desenvolvimento da inovação científico-tecnológica do país.

O Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI) estará envolvido no projeto “Using tailings and industrial solid waste to prepare alkaline activated cementitious materials”, que decorrerá durante o ano de 2022.

“O meu trabalho como perito será desenvolvido com a Professora Shuqiong Luo e o investigador Lei Yang, da Universidade Politécnica de Henan. Consistirá na implementação de uma agenda de investigação, inovação e formação na universidade, com impacto na região e com a participação da indústria”, explica João Castro Gomes, acrescentando que “essa agenda visa o desenvolvimento de materiais por co-utilização de resíduos de minas e industriais, com ativação alcalina, para aplicação em múltiplos setores da economia”.

A Henan Polytechnic University é uma antiga Escola de Minas de Carvão de Jiaozuo, assumindo-se como uma universidade mineira na cidade de Jiaozuo, da província de Henan. Foi criada em 1909 pelo British Syndicate Co. Ltd. e é a universidade mineira mais antiga da China. Nas áreas de engenharia, ciência dos materiais e química, a Henan Polytechnic University está no top 1% do ranking ESI (Essential Science Indicators - Web of Science Group – Clarivate).

Mais informação
High-end Foreign Experts Recruitment Plan 

Data da última atualização: 2022-01-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.