3. UBIExecutive | Business School da UBI integra o consórcio EcoAction

UBIExecutive | Business School da UBI integra o consórcio EcoAction

•   03 de agosto de 2022

Projeto aprovado no programa para acelerar o potencial de inovação das universidades na Europa.

Ficheiro com o nome: EIT HEI

A UBIExecutive, Business School da Universidade da Beira Interior (UBI) faz parte de um dos 26 projetos aprovados, no âmbito do EIT HEI Initiative. O European Institute of Innovation and Technology (EIT) anunciou no passado dia 30 de junho os 26 consórcios vencedores selecionados para fazerem parte da EIT HEI Initiative. Cerca de 300 Instituições de Ensino Superior (IES) e os seus parceiros de 38 países irão receber 31,2 milhões de euros no total para reforçarem as suas capacidades de inovação.

Juntando-se a uma rede de cerca de 270 organizações, os parceiros selecionados serão o 2º coorte a integrar a EIT HEI Initiative, destinada a apoiar as instituições de ensino com expertise, financiamento, e acesso ao ecossistema de inovação EIT. Os projetos tiveram início em julho e terminam em junho de 2024.
A funcionar desde 2021, o programa EIT apoia as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolverem e a implementarem planos de ação para acelerarem as suas capacidades empreendedoras e de inovação nos mais diversos níveis institucionais.

A UBIExecutive, Business School da UBI integra o consórcio EcoAction, composto pelos seguintes parceiros: FHV - Fachhochschule Voralberg - University of Applied Sciences - Austria; SeAMK - Seinäjoki University of Applied Sciences - Finland; UNI PFZ University Pforzheim - Gestaltung, Technik, Wirtschaft und Recht - Germany; UNI OB - University Óbuda - Hungary; IUEM Comillas Universidad Pontificia - Spain; PBN - Pannon Business Network Association - Hungary; UBI BS Executive Business School - Portugal.

O EcoAction composto por uma aliança geográfica e economicamente variada de cinco universidades e duas empresas líderes na transferência de tecnologia, visa fortalecer as competências empreendedoras das universidades participantes e dinamizar centenas de PMEs através de ações de facilitação na fase de arranque, alargando o impacto às regiões onde estão inseridas, por forma a potenciar a influência para além do ecossistema local.

Ao pôr em prática as diferentes competências e experiências dos parceiros das instituições de ensino superior (IES), o EcoAction multiplica o conjunto de ferramentas disponíveis para uma cooperação empresarial eficaz em cada IES (plataforma EcoFit). O projeto visa reforçar o envolvimento das empresas e da indústria, o diálogo com as PMEs, mobilizando o potencial do triângulo do conhecimento inerente à conceção do consórcio. O programa de formação EcoAction estende a aprendizagem aos estudantes por meio de workshops de aprendizagem empreendedora, eventos de ideação e pitching, e melhoria da cooperação estudante-indústria através da partilha de melhores práticas. Os parceiros académicos terão aqui uma oportunidade acrescida de transferir o seu potencial de I&D em benefício das PMEs e por via de ações de cooperação em inovação industrial.

Com o objetivo final de encorajar uma cultura e mentalidade empreendedora, as pessoas envolvidas serão inspiradas para transformarem e catalisarem o seu conhecimento e competências em valor tangível e social - de acordo com a visão da Iniciativa EIT HEI Initiative.

Data da última atualização: 2022-08-03