Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigadora da UBI com projetos no âmbito do HPV e cancro do pulmão

Investigadora da UBI com projetos no âmbito do HPV e cancro do pulmão

  • NOTÍCIA
  •   08 de agosto de 2022  

Carla Cruz está a desenvolver no CICS-UBI dois estudos que conseguiram apoio de entidades externas.

Ficheiro com o nome: FCS_aerea

 

A docente e investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI), Carla Cruz, lidera duas investigações na área das Ciências da Saúde, abrangendo os campos do Vírus do Papiloma Humano (HPV) e do cancro do pulmão. Ambos os estudos obtiveram financiamento para o desenvolvimento dos trabalhos.

O projeto PAPILOMA foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, com o apoio do FEDER e de fundos nacionais, no valor de 150 mil euros, durante o período de um ano. O estudo conta com a participação da empresa Labfit e intitula-se “Vaginal gel for topical application in precancerous lesions caused by the Human Papilloma Virus”.

Neste trabalho, a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), Carla Cruz propõe desenvolver um gel para aplicação vaginal capaz de tratar lesões intraepiteliais de baixo e alto grau, provocadas pelo vírus do Papiloma Humano.

O outro estudo liderado por Carla Cruz intitula-se “miRNAs biomarkers for lung cancer detection”, tendo conquistado uma Bolsa de Investigação em Oncologia Dr. Rocha Alves, atribuída pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no valor de 10 mil euros.

O trabalho conta com a participação da equipa do G4lab do CICS-UBI pertencente ao grupo de investigação Biofármacos e Biomateriais e pretende identificar novos biomarcadores (miRNAs) para diagnóstico precoce do cancro do pulmão e desenvolver novas metodologias para detetar esses biomarcadores.

Estre as conclusões que se pretendem encontrar estão a identificação e quantificação de biomarcadores (miRNAs) em sangue de doentes com cancro do pulmão em diferentes estádios e desenvolvimento de sondas moleculares para detetar estes miRNAs.

Este projeto enquadra-se no âmbito daquilo que tem sido feito por Grupos de Trabalho do CICS-UBI, que se têm dedicado “à identificação e validação de biomarcadores para monitorizar a progressão de várias doenças, apostando na avaliação da resposta de determinados fármacos e desenvolvimento terapêutico”, segundo Carla Cruz, acrescentando que o  miRNAs biomarkers for lung cancer detection poderá contribuir para o “desenvolvimento de novas técnicas para deteção de biomarcadores podendo ser aplicadas de forma translacional”.

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo

17

Polo I > Auditório da Biblioteca

10:00 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Àtrio, Sala 7.06 e Anfiteatro 7.20

13:00 Faculdade de Ciências da Saúde > Anfiteatro Verde

16:00 Faculdade de Engenharia > Sala dos Conselhos

19

Faculdade de Ciências da Saúde > Grande Auditório

Partilhe
Data da última atualização: 2022-08-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.