A solução Pav-OK!, que propõe um sistema inovador de diagnóstico para pisos rodoviários e aeroportuários, foi premiado com o segundo lugar no concurso Innovation Prize 2024 Re-UNITA.
O “Advanced Management of Transport Infrastructure Pavement Condition Pav-OK!” foi desenvolvido pelos docentes Bertha Santos e Pedro G. Almeida (ambos do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura) e Paulo Fazendeiro (Departamento de Informática).
Trata-se de uma abordagem tecnológica inovadora e de baixo custo para a recolha e processamento digital e inteligente de dados relativos ao estado da superfície de pavimentos rodoviários e aeroportuários. “O projeto visa ultrapassar as limitações dos métodos tradicionais e apoiar o diagnóstico da qualidade e a gestão de pavimentos com recurso a novas tecnologias e ao potencial da Inteligência Artificial (IA)”, segundo os autores.
O prémio Innovation Prize 2024 foi entregue no início de julho conferência final do projeto Re-UNITA, realizada em Pau.
A competição foi disputada por 16 projetos, de diversas áreas como desporto, energias renováveis e línguas, provenientes de seis universidades da aliança UNITA – Universitas Montium.
O primeiro prémio foi para o MUS-ESP, da Universidade de Saragoça (UNIZAR), de Espanha, e o terceiro para a proposta “Tips – M”, projeto da Universidade de Torino (UNITO).
O “Re-UNITA: Research for UNITA”, que termina este ano, foi um projeto iniciado em 2021 pelas seis universidades que compunham a UNITA, entre as quais a UBI. Com um financiamento de dois milhões de euros do programa H2020, destinou-se a criar um ambiente propício para o aparecimento de uma agenda partilhada de investigação e inovação dentro da UNITA.