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Branding e Design de Moda

2º Ciclo     Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Ano:
Plano de Estudos/Ramos   Branding e Design de Moda

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Os candidatos devem satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir o grau de licenciado nas áreas de Marketing, Publicidade, Design ou Fotografia e áreas afins, obtido em Instituições nacionais ou estrangeiras;
b) Possuir outra licenciatura ou ser detentor de um currículo académico e profissional que demonstre uma adequada base científica para a frequência do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.

Vagas 38 (2019)
Cálculo da Nota de Acesso Branding e Design de Moda 2019

Sobre

Objetivos Gerais 1. Satisfazer uma área de actividade profissional, relacionando o design de moda com o branding, carenciada em Portugal e na Europa, devido ao crescimento da terciarização do negócio da moda
2. Ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas de design de moda, marketing e branding, ciência e tecnologia têxteis e ciências sociais e humanas
3. Integrar as competências das instituições proponentes do curso, design de moda (UBI) e marketing e branding (IADE), para optimizar as sinergias e os resultados da formação, melhorando a profissionalização na área da moda
4. Desenvolver uma área de investigação multidisciplinar, incentivando o espírito investigador, quer na dissertação, quer criando apetência para estudos de 3º Ciclo
5. Aproveitar a possibilidade dos alunos estudarem junto da indústria de moda e do mercado consumidor e cosmopolita, enriquecendo o seu perfil profissional, assente no conhecimento científico e multicultural e na prática experimental
Competências No final do curso o estudante deve:
1. Ter capacidade de explorar os conhecimentos sobre a forma de pensar do ser humano para construir estratégias para gestão emocional das marcas de moda.
2. Saber interpretar as tendências do mercado e do comportamento do consumidor, de modo a poder estabelecer co-relação entre os processos racionais e emocionais, para melhorar a qualidade das actividades de designer ou gestor de marca.
3. Ser capaz de utilizar as metodologias de projecto de branding e design de moda, estruturando as estratégias das etapas do processo criativo de gestão da marca, de design de moda e desenvolvimento de produto.
4. Ter capacidade de gerir um projecto integrado de marketing, design e publicidade, com foco no consumidor, a partir do ‘DNA’ da marca, seja ela nova ou em re-branding, numa perspectiva exploratória, inovadora e de criatividade.
5. Ter capacidade para a avaliação de uma marca, podendo sugerir, dentro da ética profissional, novos posicionamento, acções publicitárias, design e mix de produtos, entre outras.
Saídas Profissionais A atividade profissional dos Mestres em Branding e Design de Moda implementa os conceitos de marketing, design e comunicação, reveste-se da forma de consultoria ou inserida em empresas comerciais ou industriais e assenta na:
- Criação e gestão de marcas de moda no mercado contemporâneo,
- Produção de moda,
- Elaboração de coleções de moda com foco no mercado,
- Sourcing de produtos para coleções de moda.
Este 2º ciclo de estudos permite ainda transferir competências para prosseguir:
- Carreira docente e de investigação nas áreas afetas ao branding e design de moda,
- Estudos com a frequência do 3º ciclo de estudos - Doutoramento.
Infraestruturas O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI dispõe de laboratórios e oficinas, que permitem a conceção, experimentação e concretização de projetos de design de moda:
Atelier Fiação e não-tecidos
Atelier Tecelagem e Malhas
Lab Tinturaria, estampagem e acabamento
Atelier Modelagem e confeção
Lab CAD
Lab Ensaios físicos de fibras e fios
Lab Ensaios físicos de têxteis laminares.
A UBI dispõe ainda de espaços letivos, Bibliotecas e Centro de Informática.

Instalações da ESMP/IADE:
Agência escola
Studio lab de comunicação para os alunos da ESMP.
Biblioteca António Quadros
Compreende atualmente cerca de 8000 títulos monográficos e cerca de 60 títulos de publicações periódicas, das quais 20 são publicações estrangeiras.
Laboratório de Fotografia, Laboratório de Audiovisuais e Laboratório Digital
Dispõem de estrutura tecnológica de apoio a todos os alunos e professores em atividades multimídia.
IADE Chiado Center
Centro cultural que oferece 6 salas de aula distintas.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Prémios

Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 319 723

Responsáveis

 [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Maria Madalena Rocha Pereira
Coordenador/a de Curso no IADE
Fernando Oliveira
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Maria Madalena Rocha Pereira

Comissões

Comissão Científica
Maria Madalena Rocha Pereira
Manuel José dos Santos Silva
Rui Alberto Lopes Miguel
Carlos Miranda Duarte (UE-IADE)
Maria Theresa Figueiredo Beco Lobo (UE-IADE)
Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira (UE-IADE)

Comissão de Coordenação Pedagógica
Maria Madalena Rocha Pereira
Coordenadores Ano
Delegados Ano

Comissão de Creditação
Maria Madalena Rocha Pereira
Rui Alberto Lopes Miguel
Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira (UE-IADE)
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2015-07-03
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