Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. JDM - Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis

JDM - Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis

O evento vai ter lugar online e analisar o estado do ecossistema mediático focado na relação entre o jornalismo e os dispositivos móveis.

EVENTO:

  De 13 a 14 de dezembro de 2021

  Importar iCal

Partilha

O JDM - Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis decorre este ano em formato virtual, nos dias 13 e 14 de dezembro. O evento é organizado no âmbito do Labcom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI), e realiza-se de dois em dois anos, para analisar o estado do ecossistema mediático focado na relação entre o jornalismo e os dispositivos móveis.

O JDM vai debruçar-se sobre o sistema mediático que continua em transformação e, neste contexto de comunicação em rede e tempo acelerado, é incontornável considerar o uso dos dispositivos móveis e o seu papel no fluxo informativo. Tecnologia e inovação continuam a apresentar oportunidades para o jornalismo, por isso o JDM vai mais uma vez refletir sobre temas relacionados com a reconfiguração de rotinas e práticas jornalísticas, a importância de diferentes formatos e novas linguagens, o acesso aos conteúdos e sua difusão, e a relação com o público.  

Nesta quinta edição a análise e discussão será feita em três mesas, duas das quais exclusivamente dedicadas a reflexões teóricas sobre o tema. Desta forma, a organização procura contribuir para o equilíbrio de um sistema científico cada vez mais marcado pela investigação puramente quantitativa exigida pela maioria das revistas. Haverá ainda uma mesa para estudos de caso com o objetivo de discutir novas experiências que foram desenvolvidas nos últimos dois anos.

Programa
Mesa 1: Os dispositivos móveis como ferramenta de produção, distribuição e consumo de notícias
[Reflexões teóricas sobre a utilização dos smartphones no contexto da recolha e tratamento de informação (MoJo) e sobre a receção de conteúdos em dispositivos móveis]

Mesa 2: Narrativas jornalísticas para dispositivos móveis
[Reflexões teóricas sobre novas linguagens e novos formatos jornalísticos]

Mesa 3: Estudos de caso/trabalhos práticos e projectos
[Análise de conteúdos e de narrativas, estudo de apps, relatos de projetos hiperlocais, experiências com recurso a Realidade virtual, Vídeo 360, etc]

Mesa 4: Tema Especial: Inteligência Artificial aplicada ao Jornalismo
[A partir da edição deste ano, o JDM passa a ter uma mesa extra sobre temas relevantes no contexto em que o Congresso se insere. A primeira mesa temática especial quer reunir trabalhos que abordem a Inteligência Artificial e todo seu contexto para o Jornalismo]

Mais informação
JDM 2021 

  •   UBI

Data da última atualização: 2021-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.