3. Exercício “A Terra Treme” às 11h05

Exercício “A Terra Treme” às 11h05

A iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com o objetivo de capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.

05 de novembro de 2021

A Universidade da Beira Interior (UBI) associa-se novamente ao exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”, promovido todos os anos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). A 9.ª edição realiza-se às 11h05 do dia 5 de novembro (sexta-feira), data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.

O objetivo deste exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” — BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR — é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo. Para isso, é importante que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

O exercício compreende a realização dos três gestos simples – baixar, proteger e aguardar – que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo, desenrolando-se a ação durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

A Terra Treme Portal

Data da última atualização: 2021-11-05