3. “Tardes de Quinta no Museu” dedicada ao barroco

“Tardes de Quinta no Museu” dedicada ao barroco

A sessão tem início às 16h00, no Auditório da Real Fábrica Veiga, e é dedicada ao barroco na igreja do Menino Deus em Lisboa.

22 de março de 2018

Pedro Santos, professor de design da Universidade da Beira Interior, irá desenvolver esta quinta-feira o tema “O trompe l’oeil barroco na igreja do Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas”.

A conferência incidirá na análise da pintura integrada do trompe l'oeil barroco da igreja do Menino Deus em Lisboa, mandada construir por D. João V, em 1711, em Alfama, e classificada como Monumento Nacional desde 1918, bem como nos métodos e técnicas que os artistas provavelmente usaram para realizar a pintura ilusória nos setores curvilíneos da abóbada mista, revelando uma singular e complexa representação de arquiteturas simuladas que se integram perfeitamente com as arquiteturas reais existentes. Foi analisada a pintura através da geometria, da análise laboratorial e do desenho, numa tentativa de encontrar indicadores que possibilitassem a elaboração de teorias sobre a conceção desta obra. Será abordada a própria obra arquitetónica, os autores da pintura da nave, obras contemporâneas e afins, a importância da tratadística da época e, por fim, a análise do escorço das figuras representadas nos quatro cantos da pintura, tema inédito de estudo em Portugal.

Pedro Santos, doutorado em Belas Artes na especialidade de Geometria pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em Desenho pela mesma Faculdade e licenciado em Design. Entre outros temas, tem dedicado especial atenção às questões do Desenho e da Geometria. Em 2011, reside em Londres onde inicia um projeto individual que passa por receber formação intenda de desenho ao vivo, com artistas formados nas mais prestigiadas academias italianas e americanas, onde a prática intensa e rigorosa do desenho segue os ensinamentos do passado, à semelhança das práticas desenvolvidas pelos grandes mestres. Atualmente, é professor de Geometria e Desenho nos cursos de design da Universidade da Beira Interior.

A participação é livre e gratuita.

O trompe l'oeil barroco na igreja Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas

•   UBI