3. Apresentação das obras “Guerrilhas e Lutas Sociais. O MPLA Perante Si Próprio (1960/1977). Ensaio de História Política” e “A Criança Branca de Fanon”

No Auditório da Biblioteca Central da UBI, às 15h00.

28 de maio de 2018

O Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior acolhe, esta segunda-feira, dia 28 de maio, a partir das 15h00, a apresentação das obras “Guerrilhas e Lutas Sociais. O MPLA Perante Si Próprio (1960/1977). Ensaio de História Política” (Mercado de Letras Editores) e “A Criança Branca de Fanon” (Mercado de Letras Editores) da autoria de Jean-Michel Mabeko-Tali e Alberto Oliveira Pinto, respetivamente, que marcarão presença na sessão, junto com a editora, Cláudia Peixoto.

A apresentação dos livros estará a cargo de Samuel de Paiva Pires (Diretor do 2.º Ciclo/Mestrado em Relações Internacionais da UBI), Cristina Vieira (Diretora de Curso do 2.º Ciclo/Mestrado em Estudos Lusófonos da UBI) e José Carlos Venâncio (Diretor de Curso do 3.º Ciclo/Doutoramento em Sociologia).

De entrada livre, a iniciativa é promovida no âmbito dos 2.º Ciclos/Mestrados em Relações Internacionais e em Estudos Lusófonos.

Sobre “Guerrilhas e Lutas Sociais. O MPLA Perante Si Próprio (1960/1977). Ensaio de História Política” de Jean-Michel Mabeko-Tali: Jean-Michel Mabeko-Tali, filho adotivo de um dos mais importantes dirigentes do MPLA, Lúcio Lara, é professor titular (catedrático) de História de África na Universidade de Howard, em Washington DC. É doutorado em História pela Universidade de Paris – VII – Denis Diderot e mestre em Estudos Africanos pelo Instituto de História da Universidade de Bordeaux III e em Estudos Políticos pela Universidade de Bordeaux I. “Guerrilhas e Lutas Sociais. O MPLA Perante Si Próprio (1960/1977). Ensaio de História Política” é uma das obras mais completas sobre a história do MPLA, um dos movimentos que conduziu a luta armada contra o domínio português em Angola e que governa o país desde a independência.

Sobre “A Criança Branca de Fanon” de Alberto Oliveira Pinto:
Alberto Oliveira Pinto é um historiador e escritor angolano. É autor, entre outras obras, de uma monumental “História de Angola. Da Pré-História ao início do século XXI”, que vai na 2.ª edição (Lisboa: Mercado de Letras). “A Criança Branca de Fanon” é um texto memorial de sabor autobiográfico, inspirado na análise de Frantz Fanon ao fenómeno colonial.

Data da última atualização: 2018-05-21