3. Vestidos criados na UBI vão ser entregues a jovens em África

Vestidos criados na UBI vão ser entregues a jovens em África

•   24 de novembro de 2017

Antes de serem distribuídas em orfanatos, as produções dos alunos de Design de Moda estão em exposição no Polo I.

Ficheiro com o nome: vestidos

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a expor os vestidos que foram criados na segunda edição do projecto “Xi-Coração”, desenvolvido na Unidade Curricular Design de Vestuário do curso de 1.º Ciclo de Design de Moda. As peças podem ser apreciadas na Galeria da Real Fábrica de Panos, até perto do final de janeiro do próximo ano, antes de embarcarem para África, onde serão distribuídas em orfanatos pela Organização Não-Governamental “Little Dresses for Africa”.

A exposição é composta pelo vestuário que foi produzido no ano letivo anterior, sob orientação da docente Rafaela Norogrando, e que será desenvolvido novamente este ano. Os alunos foram desafiados a produzir peças com material têxtil reciclado – como roupa velha, restos de tecidos ou fibras têxteis –, criando os vestidos através de uma metodologia projetual de design de moda e de uma abordagem cultural e sustentável, direcionada para a dimensão social do próprio design.

“É um projeto metodológico de ensino que tem tido um resultado muito bom com os estudantes. Eles são estimulados por este abrir de portas ao mundo, trabalham com carinho e aprendem com prazer e dedicação”, salienta Rafaela Norogrando, acrescentando que foram ainda aproveitadas sinergias com outros cursos da UBI “e são bem-vindos os apoios de todos os interessados em colaborar”.

Os vestidos serão distribuídos no Continente africano e, apesar da dificuldade em rastrear onde são entregues as dezenas de peças – habitualmente mais de 80 produções –, a docente da UBI tem registos da sua utilização em Angola, Moçambique e Quénia.

A atual exposição fica patente até 8 de janeiro e tem a designação de “Às Meninas e aos Nossos”. A iniciativa tem ainda o propósito de recolher peças de roupa para entregar às vítimas dos incêndios que ocorreram em Portugal, que se juntará às peças que já foram angariadas para esse fim.

“Nós participamos com a doação do nosso material de trabalho que não havia sido manipulado e que teria condições dignas de uso. Também juntamos nos nossos lares brinquedos e outros objetos”, explica Rafaela Norogrando.

Um projeto de responsabilidade social que, desta forma, mobiliza a comunidade académica para o apoio às populações geograficamente mais próximas e distantes da UBI.

Xi-Coração na Internet
Xi-Coração no Facebook