Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Menções Honrosas para a FCS-UBI em Prémio da área da Farmácia

Menções Honrosas para a FCS-UBI em Prémio da área da Farmácia

  • NOTÍCIA
  •   29 de novembro de 2018  

Os trabalhos foram realizados no âmbito do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, orientados por Manuel Passos Morgado.

Ficheiro com o nome: honrafarmacia

 

Dois trabalhos de investigação da área da Farmácia com origem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) foram distinguidos no âmbito do Prémio Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares – IPSEN 2017/2018.

Manuel Passos Morgado, docente da FCS-UBI, é o autor principal de “Manual de informação a dispensar ao doente oncológico pelos Serviços Farmacêuticos Hospitalares” e “Manual de preparação e administração de antineoplásicos e imunomoduladores injetáveis na terapêutica oncológica”, cuja qualidade foi reconhecida com duas Menções Honrosas.

De acordo com o autor, são “obras com interesse na área da terapêutica medicamentosa e da segurança do doente oncológico”, que têm como potenciais utilizadores “os profissionais de saúde e, também, os alunos da área das Ciências da Saúde”.

Ao “Manual de informação a dispensar ao doente oncológico pelos Serviços Farmacêuticos Hospitalares” foi atribuída a 1ª Menção Honrosa do Prémio APFH – IPSEN 2017/2018, referente ao trabalho científico apresentado no âmbito da Farmácia Hospitalar. O trabalho teve como autor Manuel Passos Morgado e como co-autores Maria Margarida Miguel Ramos e Sandra Cristina Antunes Rolo Passos Morgado, tendo sido realizado no âmbito da dissertação de mestrado do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (FCS da UBI), da mestranda Maria Margarida Miguel Ramos. Teve orientação de Manuel Passos Morgado e co-orientação de Sandra Morgado.

O “Manual de preparação e administração de antineoplásicos e imunomoduladores injetáveis na terapêutica oncológica” também surgiu de uma dissertação no âmbito do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FCS-UBI, com orientação dos mesmos docentes. O trabalho tem assinatura de Manuel Augusto Nunes Vicente Passos Morgado e como co-autores Bruna Filipa Figueiredo da Silva Martins e Sandra Cristina Antunes Rolo Passos Morgado e foi contemplado com uma  2ª Menção Honrosa.

As Menções Honrosas foram atribuídas na 11.ª Semana/XI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), que teve lugar entre os dias 21 e 24 de novembro, Centro de Congressos do Estoril.

O Prémio APFH – IPSEN 2017/2018 é promovido pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) e pelo grupo farmacêutico Ipsen Portugal. É atribuído de dois em dois anos a trabalhos técnico-científicos e profissionais na área da Farmácia Hospitalar, sendo este o 5.º edição consecutivo (2009-2010, 2011-2012, 2013-2014, 2015-2016, 2017-2018) em que Manuel Passos Morgado se encontra entre os premiados. Este docente da UBI é especialista em Farmácia Hospitalar e exerce ainda atividade profissional no CHCB, sendo o Regente do Curso de Farmácia Hospitalar, do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, da FCS-UBI.

Data da última atualização: 2018-11-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.