3. UpHill premiada nos Born from Knowledge Awards

UpHill premiada nos Born from Knowledge Awards

•   31 de julho de 2020

A spin-off criada na UBI por alunos de Medicina vai agora representar Portugal numa competição mundial focada na inovação digital.

Ficheiro com o nome: Born-from-knowledge

A UpHill, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI), voltou a ter sucesso numa competição para projetos empresariais inovadores. No âmbito dos World Summit Awards Portugal, a empresa acaba de vencer os Born from Knowledge (Bfk) Awards criados pela Agência Nacional de Inovação (ANI) para premiar ideias e projetos que nasçam do conhecimento e empresas que se destaquem em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D).

Com esta distinção, a UpHill vai representar Portugal no evento internacional World Summit Awards (WSA), uma competição mundial focada na inovação digital e nos benefícios da mesma para a sociedade, que tem o patrocínio das Nações Unidas.

O prémio é o resultado do trabalho da spin-off na área da saúde, especificamente na utilização das tecnologias da informação para a evolução dos cuidados de Saúde prestados aos cidadãos.

A empresa que deu os primeiros passos com o apoio da incubadora UBImedical, da Universidade da Beira Interior, desenvolve software para análise da qualidade e treino avançado para hospitais, permitindo às unidades de saúde melhorar a gestão da qualidade. Ao mesmo tempo, através da formação continuada, ajuda os médicos a tomar decisões mais eficazes para cada caso clínico, com vista a obter melhores resultados e maior segurança para o paciente.

No âmbito da criação de ferramentas de auxílio à preparação do pessoal médico, disponibilizou em março um curso prático virtual em “open source” para ajudar os profissionais de saúde na abordagem a casos de COVID-19. Baseado em casos clínicos virtuais, destina-se a melhorar o diagnóstico e o tratamento da doença, encontrando-se acessível na plataforma de simulação clínica UpHill Simulate.

A UpHill foi criada em 2016 por Luís Patrão e Duarte Sequeira, diplomados em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e Eduardo Freire, formado em Medicina pela NOVA Medical School. Até ao momento, conquistou diversos prémios de empreendedorismo, com destaque para o Prémio do Jovem Empreendedor, galardão promovido pela Associação de Jovens Empresários (ANJE). Além de trabalhar com alguns dos mais importantes hospitais privados, tem já em curso um processo de internacionalização, estando presente na Holanda, Noruega e Suécia.

Data da última atualização: 2020-07-31