3. Prémio APEEN Jovem Investigador atribuído a estudante da UBI

Prémio APEEN Jovem Investigador atribuído a estudante da UBI

•   28 de maio de 2021

Distinção entregue a Patrícia Hipólito Leal, do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia.

Ficheiro com o nome: Premio_APEEN2021

Patrícia Hipólito Leal, estudante do 3.º Ano do 3.º Ciclo/Doutoramento em Economia (associação Universidade de Évora - Universidade da Beira Interior), obteve, com o artigo intitulado “Are de jure and de facto globalization undermining the environment? Evidence from high and low globalized EU countries”, o Prémio APEEN Jovem Investigador, entregue na 5th Annual APEEN Conference | Energy Transition and Sustainability, evento promovido pela Associação Portuguesa da Economia da Energia (APEEN) no início deste ano.

O artigo em apreço, elaborado em coautoria com António Marques, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e publicado no Journal of Environmental Management, foi desenvolvido com o objetivo de analisar o efeito da globalização, das suas dimensões e medidas, na performance ambiental de um grupo de economias desenvolvidas, países da União Europeia, os quais partilham políticas económicas e regulação ambiental.

De acordo com Patrícia Leal, o “artigo inova por realizar uma análise por níveis de globalização, bem como por analisar de forma desagregada a globalização, através das suas três dimensões, económica, social e política, e através das suas duas recentemente desenvolvidas medidas, de jure e de facto”. Esta análise desagregada, acrescenta a jovem investigadora, “permite resultados detalhados e o desenvolvimento de medidas específicas e adequadas a cada dimensão da globalização”.

O Prémio APEEN Jovem Investigador é de “grande importância” para Patrícia Leal, quer a nível académico, quer a nível pessoal. “A nível académico é o reconhecimento do nosso trabalho, esforço e dedicação para produzir e desenvolver investigação com qualidade e uma motivação adicional para querer fazer mais e melhor”, enfatiza a estudante de Doutoramento. “A nível pessoal é uma realização por investigar na área que escolhi, com a qual me identifico e sobre a qual quero sempre saber mais”, explica Patrícia Leal.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2021-05-28