3. UNITA prepara continuidade até 2029

UNITA prepara continuidade até 2029

•   09 de julho de 2021

Saragoça e Turim receberam as primeiras reuniões presenciais das seis universidades que compõem o consórcio. Além do balanço das atividades feitas até ao momento, foi perspetivado o futuro da UNITA - Universitas Montium.

Ficheiro com o nome: reunioes_julho

As cidades de Saragoça e Turim receberam as primeiras reuniões presenciais dos responsáveis das universidades que compõem a UNITA – Universitas Montium.

Trata-se de um encontro simbólico, uma vez que o arranque oficial deste consórcio europeu, em novembro de 2020, aconteceu no período pandémico. As reuniões tiveram o objetivo de discutir a continuidade do projeto até 2029, de fazer um balanço das atividades lançadas até ao momento e preparar as dos próximos meses, incluindo a candidatura a novos projetos e a celebração da Universiade 2025, em Turim.

Os reitores de três universidades membros da UNITA - Saragoça, Pau e Pays de l'Adour e Beira Interior – reuniram-se na cidade espanhola de Saragoça, e estiveram em contacto por videoconferência com os representantes da Université de Savoie Mont Blanc, Universitá di Torino e Universitatea de Vest din Timisoara, que se encontraram na cidade italiana de Turim.

O programa desenvolveu-se entre os dias 6 e 8 de julho, com as principais reuniões a terem lugar no dia 7.

O Governance Board, órgão que toma as decisões estratégicas da Aliança, reuniu-se pela manhã, enquanto a sessão do Advisory Council se realizou à tarde, com a participação de parceiros do projeto. Participaram trinta entidades, desde instituições de Ensino Superior, empresas, associações empresariais a outras entidades e associações locais e regionais.

Na agenda do Governance Board destaca-se a criação de uma entidade jurídica que dê apoio à Aliança e a garantia da sustentabilidade do projeto, nomeadamente numa altura em que o Conselho Europeu tomou a decisão de permitir às 41 alianças aprovadas em 2019 e 2020, incluindo a UNITA, a possibilidade de darem continuidade ao projeto até 2029. Estará disponível um apoio financeiro até 24 milhões de euros por Aliança.

Uma das decisões das reuniões mantidas esta semana é o aumento do número de membros da aliança para ter acesso ao máximo financiamento oferecido pela Comissão Europeia para a extensão dessas alianças.

O Conselho da Europa está firmemente empenhado em apoiar estes consórcios, a quem confiou a conceção do Espaço Europeu da Educação do futuro, e, por isso, apelou aos estados membros e governos regionais para apoiarem estes consórcios, recorrendo a todos os financiamentos de que dispõe, entre os quais o Programa de Recuperação e Resiliência e os Fundos Estruturais e de Investimento.

O projeto universitário europeu UNITA - Universitas Montium foi selecionado há um ano pela Comissão Europeia para ser financiado com 5 milhões de euros até ao ano letivo de 2023-24, com possibilidade de aceder a 2 milhões de euros adicionais para projetos de investigação relacionados com a UNITA.

A UNITA, além da Universidade de Saragoça, é formada pelas universidades de Torino (Itália), que atua como coordenadora, Pau e Savoie Mont Blanc, de França, Vest di Timisoara, da Roménia, e Universidade da Beira Interior, em Portugal.

TorinoTurim

Turim