Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docentes da UBI contribuem para debate sobre o futuro do Interior

Docentes da UBI contribuem para debate sobre o futuro do Interior

  • NOTÍCIA
  •   31 de agosto de 2021  

O evento está agendado para Belmonte, nos dias 2 e 3 de setembro.

Ficheiro com o nome: cova-da-beira

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai contribuir para o debate que pretende cruzar a criação artística e as políticas territoriais para a região. Cinco dos seus docentes e investigadores fazem parte do programa do seminário organizado pela Rede Artéria, intitulado “Estratégias para Inventar o Futuro: o interior em análise no Pós-Pandemia”, agendado para os dias 2 e 3 de setembro, no Auditório Municipal de Belmonte.

O evento sobre o Interior e cultura vai reunir agentes culturais, autarcas, académicos, agentes de desenvolvimento do território e de diferentes setores de atividade.

André Barata, coordenador da unidade de investigação Praxis e docente da Faculdade de Artes e Letras (FAL-UBI), participa na mesa “Desaceleração e cultura dos estilos de vida contemporâneos nos territórios de baixa densidade” (dia 2 de setembro, 9h30), que será moderada por Urbano Sidoncha, professor da mesma FAL-UBI.

Nuno Amaral Jerónimo, docente da Faculdade de Ciências Sociais Humanas (FCSH-UBI) e investigador do LabCom - Comunicação e Artes, vai também moderar um dos debates, mais precisamente o intitulado “Criação e Programação Artística no Território: Impactos Presentes e Desafios Futuros” (dia 3 de setembro, 9h30).

Em “Políticas Culturais Territorializadas para o Interior no Pós-Pandemia” (dia 3 de setembro, 11h15), participam Alcides Monteiro, da FCSH-UBI, e Helena Alves, Vice-Reitora da UBI para as áreas do Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade. A moderação é da responsabilidade de André Barata.

No encerramento do debate estarão presentes Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Miriam García Cabezas, secretária geral da Cultura da Junta da Estremadura (Espanha), Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e António Dias Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte.

A sessão intitula-se “Políticas territoriais: políticas intersetoriais em diálogo” e está marcada para as 14h30 do dia 3 de setembro. A moderação é de Cláudia Pato de Carvalho.

Mais informação
Programa completo | Inscrições 
Rede Artéria 

Data da última atualização: 2021-08-31
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.