3. 2.º Ciclo em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com acreditação por seis anos

•   10 de setembro de 2021

A melhoria das condições laboratoriais é um dos aspetos destacados pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O 2.º Ciclo em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores está acreditado para os próximos seis anos. A decisão da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior baseia-se na avaliação positiva feita ao mestrado que integra a oferta formativa do Departamento de Engenharia Eletromecânica, da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI).

O Mestrado recebeu acreditação, pelo período máximo previsto por lei, depois de a Comissão de Avaliação Externa ter elaborado um relatório em que dá nota positiva às condições gerais de funcionamento do curso, que incluem a qualidade de docentes, pessoal de apoio, plano curricular e instalações, entre outros aspetos.

O documento elogiou a melhoria muito significativa nos meios laboratoriais, com destaque para “a existência de novas estruturas laboratoriais, o Laboratório de Sistemas Electromecatrónicos, o IT-Power Systems Laboratory e o FabLabUBI, que são estruturas de apoio ao trabalho de práticas letivas e de I&D, que correspondem a uma melhoria muito significativa para este e outros ciclos de estudo”.

É ainda salientada a “reorganização da atividade I&D do corpo docente, cuja visibilidade é mais significativa, nomeadamente do CISE - Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónica”, bem como o “aumento importante no número de alunos que procuram o ciclo de estudos, salientando-se, em particular, o aumento de estudantes do sexo feminino, bem como de estudantes estrangeiros”.

O 2.º Ciclo em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é um curso que dá aos diplomados formação especializada em automação e eletrónica e em sistemas biónicos. Promove a aplicação dos conhecimentos, capacidade de interpretação e compreensão adquiridas na resolução de problemas e conceção de produtos, equipamentos e sistemas, com condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais.

Os profissionais dotados com esta formação estão preparados para se adaptarem à constante evolução tecnológica, em contextos alargados e multidisciplinares. É estimulada a capacidade para lidar com questões complexas e desenvolver soluções em situações de informação limitada ou incompleta, mudando princípios, métodos e técnicas de execução, com competências de liderança e de decisão, e de gestão de pessoas, processos, equipamentos e bens. O curso promove ainda o gosto pela investigação, inovação e empreendedorismo para a integração em equipas de investigação científica.

Este ciclo de estudos integra a oferta formativa de Mestrado da UBI, que terá uma última fase de candidaturas, entre 27 de setembro e 15 de outubro.

Data da última atualização: 2021-09-10