3. UBI cria contingente em mestrado para associados do SIM

UBI cria contingente em mestrado para associados do SIM

04 de outubro de 2021

O acordo estabelecido com o Sindicato Independente dos Médicos prevê vagas específicas no curso de 2º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúde.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai criar no próximo ano letivo, um contingente especial de vagas no 2º Ciclo/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, destinado aos associados dos Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Este conjunto de lugares corresponde a 10 por cento das totais abertas em cada ano, ficando disponíveis na 1.ª Fase de candidaturas.

Este contingente resulta de um protocolo de cooperação estabelecido entre a UBI e o SIM e visa proporcionar aos profissionais de saúde deste sindicato a possibilidade de formação contínua e atualização, através do contacto estreito com novos conhecimentos e métodos de gestão.

O 2.º Ciclo/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde integra o Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

O curso proporciona uma sólida formação, estruturando-se em torno de duas vertentes. Por um lado, tem em consideração as especificidades próprias do sector de saúde e, por outro lado, presta a necessária atenção as matérias relacionadas com uma eficaz e eficiente gestão das organizações de saúde.

Os diplomados adquirem competências para cargos de direção e assessoria em Hospitais ou IPSS (lares, creches e outras entidades sociais), para funções diretivas em várias profissões da área da saúde (Medicina, Enfermagem e outras funções técnicas especializadas) e em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar e, ainda, para a chefia e direção de clínicas ou outros negócios no setor.

O acordo foi assinado entre o Reitor da UBI, Mário Raposo, e o Secretário-Geral do SIM, Jorge Roque Cunha, e tem a duração de um ano, com possibilidade de renovação.

O protocolo prevê que ambas as entidades possam cooperar nos domínios da informação, investigação e da extensão universitária e abrange a realização de estudos e projetos de investigação, a organização conjunta de seminários, conferências, colóquios e aulas abertas ou intercâmbio de informações estatísticas e de outra natureza, provenientes de levantamentos e investigações que possam resultar num aproveitamento de sinergias.

Data da última atualização: 2021-10-04