3. Filme da UBI nomeado para a “Competição Nacional” do festival DOC Lisboa

Filme da UBI nomeado para a “Competição Nacional” do festival DOC Lisboa

•   11 de outubro de 2021

O trabalho de Melanie Pereira intitula-se “Lugares de ausência” e foi concluído no âmbito do Mestrado em Cinema.

Ficheiro com o nome: doc-lisboa

O filme “Lugares de ausência”, realizado por Melanie Pereira, no âmbito da conclusão do Mestrado em Cinema, na Universidade da Beira Interior (UBI), está selecionado para a “Competição Nacional” do festival DOC Lisboa. Apesar de se tratar daquilo que se considera um “filme de escola”, ou seja, de obras produzidas por estudantes durante a sua formação superior, o trabalho faz parte da Competição Nacional, que tem 11 filmes selecionados, oito deles em estreia mundial.

“Lugares de ausência”, de 2021, tem 28 minutos. “As mãos questionam o que podem ter em comum com mãos cobertas de cimento, lama, poeira, usando luvas de construção civil azuis e luvas de limpeza amarelas. Essas mãos que, em vez de construírem casas, repetem imagens, esticam sons, constroem filmes”, é apresentado na sinopse do Festival.

O filme da UBI é exibido nos dias 23 (a partir das 18h30) e 24 de outubro (depois das 11h00), na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em Lisboa.

O Doclisboa’21 – 19º Festival Internacional de Cinema decorre entre os dias 21 e 31 de outubro. O certame procura conceber a realidade através de novas formas cinematográficas de perceção, reflexão e ação, colocando o cinema em diálogo com a sua história, de modo a questionar o seu momento atual.

De acordo com a organização, o Doclisboa “interessa-se por filmes exigentes quanto às suas repercussões conceptuais e formais; filmes que testam as possibilidades artísticas e políticas do cinema e recusam categorizações; filmes que se relacionam com e espelham a complexidade do mundo”. Proporciona uma base para examinar o cinema e a contemporaneidade enquanto actos de convivência no e com o tempo”.

Competição Portuguesa
“Lugares de ausência” | Doclisboa