3. João Carlos Lanzinha toma posse como Pró-reitor

João Carlos Lanzinha toma posse como Pró-reitor

•   16 de dezembro de 2021

O docente da Faculdade de Engenharia fica com a área do Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, com foco na gestão das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

Ficheiro com o nome: lanzinha

João Carlos Lanzinha é o novo elemento da equipa reitoral da Universidade da Beira Interior (UBI), como Pró-reitor para a área do Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais. A tomada de posse teve lugar na manhã de hoje, dia 16 de dezembro.

O docente do Departamento de Civil e Arquitetura tem a responsabilidade de gerir os programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, que fazem parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As principais atribuições da pasta passam pela coordenação a execução do Programa PRR — Impulso da UBI e implementação das ações necessárias ao estabelecimento do Gabinete de Planeamento e Execução de Projetos Institucionais Estratégicos.

A necessidade de nomear um pró-reitor para a área surge na sequência da candidatura bem-sucedida da UBI aos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, contendo vários projetos no âmbito de dois programas. A proposta realizada com a participação ativa de todas as Faculdades foi avaliada por um Painel de Alto Nível de Seleção e Acompanhamento, tendo resultado num financiamento global de 4,9 milhões de euros, a executar nos próximos anos.

O valor do financiamento global e a sua distribuição por todas as Faculdades e Departamentos, além da necessidade do cumprimento rigoroso do calendário de implementação dos programas, justificam que a UBI crie uma pró-reitoria de gestão e acompanhamento da execução das verbas.

Os programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos visam apoiar iniciativas a desenvolver pelas universidades, levadas a efeito internamente ou em parcerias com empresas, empregadores públicos e/ou privadas, incluindo autarquias e entidades públicas locais, regionais ou nacionais.

O Impulso Jovens STEAM tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de Ciências (Exatas e Saúde), tecnologias, engenharias, artes e matemática, enquanto o Impulso Adultos se destina a apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no Ensino Superior de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.

•   UBI
Data da última atualização: 2021-12-16