Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI adere a rede internacional

Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI adere a rede internacional

  • NOTÍCIA
  •   21 de janeiro de 2022  

O DCTT-UBI passou a fazer parte da AUTEX – Associação de Universidades para os Têxteis, de que fazem parte 38 instituições de 287 países.

Ficheiro com o nome: autex

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior (DCTT-UBI) aderiu formalmente à AUTEX – Associação de Universidades para os Têxteis (www.autex.org), passando a integrar a rede internacional das instituições de ensino e investigação nesta área.

A UBI passa a fazer parte de uma entidade que conta com 38 membros de 28 países e que, desde a sua fundação, em 1994, cresceu de organização europeia de universidades têxteis para o nível mundial, com o DCTT-UBI e os alunos dos seus cursos a beneficiar das mais-valias que resultam da atividade da AUTEX.
 
Esta associação sem fins lucrativos destina-se a promover atividades de divulgação, cooperação pedagógica, ações de mobilidade de docentes e estudantes, parcerias, organização de eventos científicos, promoção de resultados de investigação e desenvolvimento de tecnologia, cooperação com outras entidades do setor têxtil e do vestuário e promoção de projetos financiados a nível internacional.   
 
Estas ações resultam da missão da rede internacional, que inclui promover as atividades e os progressos alcançados pelos seus membros ao nível global; facilitar a cooperação para o desenvolvimento, ao nível de conteúdos e materiais pedagógicos, de cursos de alto-nível entre os seus membros; incentivar a mobilidade de alunos e professores, bem como, a criação de redes entre os seus membros e parceiros convidados; facilitar o crescimento de parcerias ativas de investigação entre membros e parceiros convidados; organizar conferências para divulgar questões de elevado interesse técnico e científico para profissionais e estudantes do sector têxtil; divulgar os resultados do trabalho de investigação em ciência, tecnologia e design têxtil e do vestuário, por meio da publicação num jornal próprio; envolver-se com outras organizações e agências relacionadas com têxteis e vestuário; oferecer cursos personalizados, de nível académico, bem como ações de qualificação profissional de alto-nível; e promover o envolvimento em projetos financiados ao nível internacional. 

Data da última atualização: 2022-01-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.