3. Jornadas Técnicas das Prunóideas debateram temas de relevo para a agricultura da região

•   08 de abril de 2022

O evento consolidou a rede goPrunus da qual a UBI é parceira.

Ficheiro com o nome: prunoideas

As 3ªs Jornadas Técnicas das Prunóideas reuniram na Universidade da Beira Interior (UBI) investigadores, governação pública local e regional, produtores e respetivas associações, para discutir as mais recentes inovações em técnicas de condução, cobertura, proteção e tecnologia associadas à produção de cerejas e pêssegos. O evento sobre estes dois produtos com grande impacto no setor agrícola da região começou no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, no dia 4 de abril.

Este dia contou com cerca de 250 participantes e foi dedicado à apresentação de uma diversidade de temas relevantes para os fruticultores desta zona: apoios para a fruticultura no quadro comunitário 2020-2023, questões associadas à produção decorrentes dos sistemas de condução e de cobertura, problemática das pragas e doenças, a envolvente da sustentabilidade na fertilidade de solos e estado de nutrição de pomares, e as potencialidades e exigência da tecnologia de apoio à produção. Nesses painéis, é de salientar a presença de Gregory Lang, da Michigan State University, investigador de renome mundial em sistemas de condução e de cobertura para a produção frutícola, com especial destaque na cultura da cerejeira.

A elevada participação de produtores da região é indicador da relevância das temáticas discutidas nestas jornadas, que tiveram na sessão de abertura uma representação alargada de responsáveis da UBI e do setor: Reitor da UBI, Mário Raposo, diretor regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Alves Martins, Presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, Vereador da Câmara da Covilhã com o pelouro do Ambiente, José Serra dos Reis, Diretor da Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha (AAPIM), José Assunção, e o Presidente da Associação de Produtores e Proteção Integrada do Zêzere (APPIZÊZERE), Francisco Chasqueira.

O encerramento deste dia foi realizado com a apresentação de três livros com os resultados dos projetos de grupos operacionais financiados pelo PDR2020 no âmbito da rede goPRUNUS: PrunusBOT - Sistema robótico aéreo autónomo de pulverização controlada e previsão de produção frutícola, liderado pela UBI, com coordenação de Pedro Dinis Gaspar, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica; PrunusPÓS - Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas, liderado pela CerFundão, e no qual a UBI também é parceira, sendo membros da equipa Pedro Dinis Gaspar e Pedro Dinho da Silva, igualmente do Departamento de Engenharia Eletromecânica; e PrunusFITO - Avaliação do impacto de alguns inimigos (pragas e doenças) nas culturas das prunóideas na região da Beira Interior e avaliação da eficácia de diferentes meios de luta, liderado pela APPIZÊZERE.

O dia 5 de abril foi dedicado a visita técnica a explorações de prunóideas: Vera Cruz, focada na produção de amêndoa, Quinta do Prado Vasco - Tree4fruta, focada na produção de pêssego e nectarina; Unitom Farming, focada na produção de cereja e GardunhAgro, com produção de pêssego, cereja e ameixa. Novamente, a elevada participação neste dia de campo é sinónimo do interesse demonstrado pelos temas discutidos no evento, o que reforça a pertinências destas temáticas, e enaltece a coesão da rede goPRUNUS.

Data da última atualização: 2022-04-08