Arq. Bartolomeu Costa Cabral na BC

Geral   11 de outubro de 2016
Ficheiro com o nome: Imagem1

Hoje, a Biblioteca da UBI teve uma visita especial: o Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral que projetou a Biblioteca Central da UBI (1998-01). Esteve acompanhando nesta visita pela sua esposa e por um grupo de jovens arquitetos.

O Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral nasceu a 8 de Fevereiro de 1929, em Lisboa. Em 1957, diplomou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde, mais tarde, viria a exercer atividade docente (1968-1970). Estagiou por diversas vezes em Portugal e no estrangeiro: Centre Scientifique et Technique du Batîment, Paris, 1962; Greater London Council, Londres, 1965; Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 1967.

Venceu o 2.º Prémio no Concurso limitado "Estudo recuperação da zona costeira entre Boca do Inferno e Miradouro da Guia" (1985); o Prémio anual de Arquitetura Raul Lino (Agência da CGD, Sintra – 1978); o 2.º Prémio de Arquitetura, II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, 1961 (em associação com Nuno Teotónio Pereira).

Foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa, Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, em 2009.

Em 2011, a Ordem dos Arquitetos realizou uma Homenagem a Bartolomeu Costa Cabral por ocasião do Dia Nacional do Arquiteto [In Wikipédia].

O Arq. Costa Cabral apreciou e elogiou muito todas todas as modificações feitas nas salas (silêncio, alcatifa, etc.) e a renovação geral realizada na Biblioteca Central, com especial destaque para a Sala Aberta 24h e a Sala São Martinho.

 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.