Alunas do Mestrado em Biomédicas Vencem 5ª edição do Hackathon Mundo Biomédico com uMonitor

Ensino Superior   27 de maio de 2022
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS320

No dia 26 de maio de 2022 realizou-se na UBImedical | UBIExecutive, pelo 5º ano consecutivo, o Hackathon Mundo Biomédico, um concurso para ideias nas áreas da saúde e ciências da vida, destinado a alunos destas áreas organizadas pelo docente da FCS/CICS-UBI Prof. Doutor Eduardo Cavaco, e pela Doutora Dina Pereira do Ubimedical.

A equipa uMonitor venceu a 5ª edição arrecadando o prémio no valor de 350 euros, com uma solução para os doentes que tomam regularmente anticoagulantes orais. A ideia passa por um sensor com microagulha colocado na pele para medição dos valores de INR (Rácio Internacional Normalizado) e cálculo da dose mais adequada a ser administrada àquele paciente.

Além da uMonitor, estiveram a concurso as ideias da GlicoChip (medição de níveis de glucose por um “chip” intradérmico), da Lab-on-a-Cup (copo com biossensores integrados para a deteção de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis na urina), da Multi-Prick (sistema de “pipeta multicanal” para diagnóstico de alergias), da ProxyEye (pulseira com diversos sensores para detecção de situações inesperadas no quotidiano de pessoas com problemas visuais) e da S&S EngSaúde (sistema de suporte à decisão para classificação do grau de severidade da doença de Parkinson).

A seleção da equipa vencedora esteve a cargo de um júri composto pela Doutora Dina Pereira, Gestora da UBImedical, o Eng. Vasco Lopes, CEO da DeepNeuronic e pelo Doutor João Milheiro, Lab Manager do Fab Lab Aldeias do Xisto.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação que permitem a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.