Onde a partilha da Ciência tomou "palco" na VXII Edição do Simpósio Internacional do CICS-UBI

Unidade de investigação   25 de julho de 2022

A 17ª edição do simpósio internacional do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) decorreu nos dias 20 e 21 de julho na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI).

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS338

O simpósio excedeu todas as expectativas, e depois de 2 anos de pandemia, era aguardado por todos. Contou com 170 participantes que tiveram a oportunidade de assistir a 8 sessões plenárias proferidas por oradores do CICS-UBI, do CNC (Universidade de Coimbra), do Sidra Medicine (Qatar) e do Centro Universitário do Luxemburgo para Sistemas em Biomedicina. Foram ainda apresentadas 26 comunicações orais, e 54 posters por alunos de mestrado e doutoramento. Sendo um centro de investigação multidisciplinar, com foco na área da saúde, foram várias as temáticas abordadas, desde a investigação básica, translacional e clínica, com forte cariz interdisciplinar na encruzilhada da Biomedicina e da Biotecnologia.

A sessão de abertura contou com a presença do magnífico reitor da UBI, Mário Raposo, da vice-reitora para a investigação e inovação, Sílvia Socorro, do presidente da FCS, Miguel Castelo Branco, do coordenador do CICS-UBI, Luís Taborda Barata e do vice-coordenador para a Comunicação e Imagem, e coordenador da comissão organizadora do simpósio do CICS-UBI, Eduardo Cavaco. Foram distribuídos vários prémios: “Best Joint Paper”; melhor poster, melhor comunicação oral (curta e longa). A encerrar o simpósio anual do CICS-UBI, teve lugar o tradicional jantar, que este ano aconteceu no rooftop do edifício das galerias de S. Silvestre na cidade da Covilhã.

A próxima edição está já no terreno, a que se associam as comemorações do 20º aniversário do CICS-UBI. Outra ideia aventada no encerramento vai ser a constituição do CICS-UBI alumni, onde serão convidados de honra no próximo simpósio.