Projeto de investigação estuda terapia inovadora para o cancro da mama

Unidade de investigação   06 de abril de 2018

Um projeto de investigação coordenado por Ilídio Correia, docente da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI), vai estudar a criação de uma terapia inovadora para o cancro da mama. Intitulado “ZAPGO - Nanoestruturas de Óxido de Grafeno revestidas com polímeros anfifílicos zwiteriónicos para a terapia química e fototérmica do cancro da mama”, obteve um financiamento de 237.603,03 euros, no âmbito da candidatura efetuada ao aviso 02/SAICT/2017 - Projetos de Desenvolvimento e Implementação de Infraestruturas de Investigação inseridas no RNIE.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS034

O projeto ZAPGO pretende desenvolver nanoestruturas à base de óxido de grafeno para aplicação na terapia fototérmica e química do cancro da mama. Para tal, as estruturas de óxido de grafeno serão funcionalizadas com revestimentos inteligentes com o intuito de incrementar a sua performance terapêutica. “Os resultados que se esperam obter com o desenvolvimento deste projeto terão impacto significativo na comunidade científica e, futuramente, nos pacientes que necessitam urgentemente de terapias anticancerígenas mais eficazes”, de acordo com Ilídio Correia.

O trabalho será desenvolvido por uma equipa de investigação constituída por membros integrados do CICS-UBI, da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior do Instituto Politécnico da Guarda (UDI-IPG) e do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta da Associação para o desenvolvimento da Engenharia Química (CIEPQPF-PRODEQ).

Além de Ilídio Joaquim Sobreira Correia, o projeto integra ainda Paula Cristina Nunes Ferreira Calvinho, investigadora do CIEPQPF, como co-investigadora responsável. Fazem também parte do projeto os docentes António José Geraldes de Mendonça (CICS-UBI), Maximiano José Prata Ribeiro (UDI-IPG, CICS-UBI) e Paula Isabel Teixeira Gonçalves Coutinho Borges (UDI-IPG CICS-UBI), bem como os investigadores André Ferreira Moreira (CICS-UBI), Duarte Miguel de Melo Diogo (CICS-UBI), Elisabete Cristina da Rocha Costa (CICS-UBI) e Sónia Alexandra Pereira Miguel (CICS-UBI).