VI Herminius

Geral   30 de abril de 2019
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS077

A Tuna-MUs – Tuna Médica da Universidade da Beira Interior foi fundada no dia 16 de outubro de 2007. Foi a primeira tuna de um só curso a ser fundada na UBI, nascendo da ideia de 5 amigos com especial gosto pela vida académica e pela música. Com 11 anos de história, a Tuna-MUs é constituída por cerca de 50 elementos no ativo – mais de 100 no total – somos uma Tuna que canta, salta, toca, viaja, mas acima de tudo cria fortes laços de amizade nestes considerados “melhores anos da nossa vida”. O nosso reportório inclui músicas populares portuguesas, músicas sobre a tradição académica, baladas, serenatas e alguns originais. A Tuna-MUs conta ainda com um álbum editado em 2012, intitulado de “Trilhos de Neve”.

No ano de 2011, criámos a primeira edição do festival “HERMINIUS”, Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior, que desde logo cativou o público e assumiu-se como um marco no panorama cultural da Covilhã. O nome do festival surge em honra aos "Montes de Hermes" ou montes HERMINIUS, região que terá sido o berço do guerreiro Viriato, conhecido pela sua bravura, garra, espírito de superação e de união, características que terá tentado transmitir ao seu povo, ideais esses pelos quais a Tuna-MUs se rege. Após 5 edições de pleno êxito, estamos agora a preparar o VI HERMINIUS, a realizar nos dias 10,11 e 12 de maio. Pretendemos que esta edição tenha tanto ou mais sucesso do que as anteriores, e que dignifique tanto a Tuna-MUs, como a cidade da Covilhã e todas as tunas que participem nele.

O VI HERMINIUS contará com a presença de quatro tunas de renome a concurso, provenientes de regiões distintas do nosso país:
- Estudantina Académica de Castelo Branco;
- Real Tunel Académico, Tuna Universitária de Viseu;
- Trovantina, Tuna Masculina do Instituto Politécnico de Leiria.
- Tuna TS, Tuna de Tecnologia de Saúde do Porto;

Contará também com a presença das nossas afilhadas, a C’a Tuna aos Saltos, a Tuna Médica Feminina da UBI.
No dia 10 de maio, pelas 21 horas, a Praça do Município, junto à Câmara Municipal da Covilhã, será palco da Noites de Serenatas, um espetáculo aberto a toda a população. A atividade com maior destaque está reservada para sábado, dia 11, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, onde não faltará alegria, emoção e qualidade musical, perante uma audiência composta por profissionais de saúde, professores, estudantes, familiares e habitantes da cidade. Tal como na noite de sexta-feira, está prevista uma festa para depois do espetáculo.

Convidamos todos a participarem e contribuírem para o êxito do nosso festival!
Podem adquirir o vosso bilhete nos seguintes locais:
- Montiel;
- Bar do Oriental de S.Martinho
- Tabacaria Herminios;
- Elementos da Tuna;
- Email do festival (festivalherminius@gmail.com)
- Mensagens privadas nas redes sociais da Tuna-MUs;
- Centro de Reservas (962542102).

[Ver cartaz]