UBI estuda carregamento de baterias com recurso a painéis solares

UBI   27 de maio de 2019

O projeto URBAN_AIR, a decorrer no Departamento de Engenharia Eletromecânica, vai analisar o futuro da mobilidade urbana e a utilização de energia limpa para carregamento de bicicletas elétricas.

Ficheiro com o nome: BANNER_FCS082

A Universidade da Beira Interior (UBI), através do Departamento de Engenharia Eletromecânica, é parceira de um projeto ibérico que estuda o futuro da mobilidade urbana e carregamento de baterias elétricas, aproveitando a energia solar.

Com a designação “URBAN_AIR - Melhoria do Ambiente Urbano e Redução da Poluição do Ar através de Soluções de Mobilidade Sustentável nas Cidades de Portugal e Espanha”, o projeto tem como objetivo principal promover o uso de bicicletas elétricas em que as baterias são carregadas com energia proveniente de painéis fotovoltaicos. Outro dos objetivos do projeto passa por efetuar a gestão dos recursos energéticos, integrar a rede de mobilidade no contexto das cidades inteligentes e monitorização da qualidade do ar.

Para testar estas soluções de grande relevância para o ambiente do planeta a UBI construirá um piloto experimental, composto por 50 bicicletas elétricas que vão ser disponibilizadas aos alunos e quatro estações de carregamento das baterias que utilizam a energia solar. Estas estruturas vão localizar-se em locais que permitam cobrir os diversos espaços da UBI: Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Engenharia e das residências universitárias número 1 (em Santo António) e Pedro Álvares Cabral (próxima da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Em paralelo será feita a monotorização da qualidade do ar da Covilhã.

O projeto URBAN_AIR (Melhoria do Ambiente Urbano e Redução da Poluição do Ar através de Soluções de Mobilidade Sustentável nas Cidades de Portugal e Espanha) é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. Envolve sete parceiros de Portugal e Espanha: UBI, Universidade de Valladolid, Centro Tecnológico CARTIF, GMV – Innovating Solutions, Enforce, EREN – Ente Regional de La Energía de Castilla Y Léon e AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.

O URBAN_AIR vai ser dado a conhecer no próximo dia 29 de maio, numa sessão marcada para a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, às 11h00. Fazem parte do programa a palestra “Veículos Elétricos para uma Mobilidade Sustentável”, por Paulo Pereirinha (Instituto Politécnico de Coimbra - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, membro do Conselho de Administração da APVE e Investigador do INESC Coimbra) e as comunicações “Sistema de Empréstimo e Promoção da Mobilidade e Interoperabilidade em Cidades Inteligentes”, por Rita Pinto (UBI) e “Integração de Sistema Renováveis de Base Solar na Mobilidade Urbana”, por João Faria (UBI). No final, realiza-se um e-Bike Drive Test, com as bicicletas do projeto.