Investigadores da UBI recebem prémio por poster científico

Prémios   14 de novembro de 2019

O prémio “Excellent Poster Presentation Prize” foi entregue a investigadores dos campos da engenharia e ciências da saúde.

Um grupo de investigadores das áreas da engenharia e ciências da saúde, da Universidade da Beira Interior (UBI), da Universidade de Aveiro e da Universidade de Évora receberam o prémio “Excellent Poster Presentation Prize”, no congresso internacional PTIM2019 - International Caparica Conference on Pollutant Toxic Ions and Molecules 2019.

O poster vencedor do concurso tem como título “Mercury levels and neurotoxic potential of house dust extracts”, sendo constituído com amostras do projeto “6x60x6”. É da autoria de Rafael Barros, Ana Catarina Sousa, Miguel Nepomuceno, João Lanzinha, Ana Clara CristóvãoAna Clara CristovãoAna Clara CristovãoAna Clara Cristovão e M. Ramiro Pastorinho. Esta equipa integra elementos do CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde, LABSED – Laboratório de Saúde na Edificação e C-MADE – Centro de Materiais e Tecnologias de Construção.

A investigação apresentada tem por base um estudo sobre a qualidade do ar no interior dos edifícios, mais concretamente os níveis de mercúrio em pó doméstico e avaliação da sua potencial toxicidade.