“Ciência ao Café” com Sílvia Socorro

Faculdade   26 de abril de 2020
Ficheiro com o nome: BANNER_FCS141

Esta quinta-feira, dia 30 de Abril, decorre mais uma edição da iniciativa inédita intitulada “Ciência ao Café”. O evento está agendado para a “sua sala”, será on-line pelas 21h00 com entrada livre. Número máximo de participantes 250 e a duração de 45 minutos, sendo aberto a toda a comunidade, mediante inscrição enviando e-mail para jcavaco@fcsaude.ubi.pt

Assume um formato de tertúlia científica, tendo como convidado a professora/investigadora e coordenadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) Sílvia Socorro, uma das responsáveis pela montagem do laboratório COVID19 no CHUCB.

O evento que pretende trocar a “ciência por miúdos”. A iniciativa é dinamizada pelo docente Eduardo Cavaco e conta com a participação dos alunos do Start Up Research VII, contando com o apoio da FCS e do CICS-UBI. O mesmo docente será o moderador da sessão. Entre outras questões, serão abordadas as fases de montagem do laboratório Covid19 na Covilhã, e em que consistem os testes.

Sílvia Socorro é Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e Coordenadora do CICS-UBI, Centro de Investigação em Ciências da Saúde da mesma universidade. É também Diretora do programa de doutoramento em Biomedicina da UBI. Doutorada em Ciências Biológicas pela Universidade do Algarve, em 2001, ingressou na UBI como Professora Auxiliar em 2002, tendo obtido o título de Agregado em Biomedicina em 2013. Os seus interesses de investigação centram-se, essencialmente, nas alterações hormonais e metabólicas associadas à infertilidade masculina e ao cancro. Como docente e investigadora orientou 3 projetos de pós-doutoramento e 7 teses de doutoramento concluídas com sucesso, tendo publicado mais de 70 artigos em revistas científicas indexadas na área da biologia celular e molecular, biologia da reprodução e oncobiologia. É membro do corpo editorial de revistas científicas internacionais, e de organizações científicas nacionais internacionais como a “European Association for Cancer Research” (EACR) e a Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), da qual é vice-presidente do Conselho Fiscal.

START UP RESEARCH VII

O Start Up Research é uma ideia original de Eduardo cavaco, e consiste num grupo voluntário de alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior que, sob a sua coordenação, semanalmente se juntam neste semestre on-line, tendo como objetivos: aprendizagem de técnicas laboratoriais; discussão de temas científicos; realização de mini-projectos científicos, organização de eventos científicos e viagens de estudo a centros de investigação em Portugal e no estrageiro. Este projeto funciona há sete anos letivos, por onde já passaram 100 alunos.

[Ver cartaz]